PERDAS E AVARIAS NO SEGMENTO LOGÍSTICO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PRODUTOS DIDÁTICOS

Ana Paula Martins, Daniel Kalsson de Souza, Eleandro Barbosa Vieira, Gabriel Maier, Lavinia Maria do Nascimento, Ricardo Saraiva de Lima, Thais Gabriele Hallama, Profª. Doutora Ana Crhistina Vanali

Resumo


O presente estudo é resultado da disciplina de Jornadas de Aprendizagem desenvolvida no primeiro semestre do ano de 2024 em uma companhia de produtos didáticos. O objetivo geral do trabalho é apresentar uma proposta que reduza o índice de retorno em garantia e devolução. Os objetivos específicos são identificar as causas do problema, buscar alternativas de solução para as causas priorizadas, e elaborar um plano de ação para as causas priorizadas. Para o seu desenvolvimento a metodologia empregada para a coleta de dados foi as pesquisas de campo, documental, da internet, bibliográfica e entrevista informal; para a análise dos dados foram brainstorming, diagrama de Ishikawa, matriz GUT e benchmarking e para a elaboração do plano de ação o 5W2H. Os conceitos teóricos que nortearam o estudo foram a logística, o modal rodoviário, avarias no transporte e métodos de prevenção de perdas e avarias. Os objetivos foram atingidos e o plano de ação consistiu em criação de uma política para recebimentos e troca, através de um sistema endereçar as posições e atribuir códigos de peças, e passar a usar o stretch na embalagem das caixas. Como tema de estudo futuro sugere-se a progressão continua de estudos para melhorias no estoque.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.