PERDAS E AVARIAS NO SEGMENTO LOGÍSTICO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PRODUTOS DIDÁTICOS
Resumo
O presente estudo é resultado da disciplina de Jornadas de Aprendizagem desenvolvida no primeiro semestre do ano de 2024 em uma companhia de produtos didáticos. O objetivo geral do trabalho é apresentar uma proposta que reduza o índice de retorno em garantia e devolução. Os objetivos específicos são identificar as causas do problema, buscar alternativas de solução para as causas priorizadas, e elaborar um plano de ação para as causas priorizadas. Para o seu desenvolvimento a metodologia empregada para a coleta de dados foi as pesquisas de campo, documental, da internet, bibliográfica e entrevista informal; para a análise dos dados foram brainstorming, diagrama de Ishikawa, matriz GUT e benchmarking e para a elaboração do plano de ação o 5W2H. Os conceitos teóricos que nortearam o estudo foram a logística, o modal rodoviário, avarias no transporte e métodos de prevenção de perdas e avarias. Os objetivos foram atingidos e o plano de ação consistiu em criação de uma política para recebimentos e troca, através de um sistema endereçar as posições e atribuir códigos de peças, e passar a usar o stretch na embalagem das caixas. Como tema de estudo futuro sugere-se a progressão continua de estudos para melhorias no estoque.
Apontamentos
- Não há apontamentos.