PROPOSTA PARA REDUÇÃO DO TEMPO DE PROCESSAMENTO DE ORDENS DE SERVIÇO EM UMA CONCESSIONÁRIA DE CAMINHÕES

Larissa Jankowski Brasil, André Augusto Alves, Claudio Campos de Oliveira Junior, Thais Schell Volff Leite

Resumo


O presente estudo é uma pesquisa de campo realizado em uma concessionária de caminhões, localizada em São José dos Pinhais, a qual atua na venda de veículos pesados, peças, consórcios, seguros, programas de manutenção, reformadora e atendimento de emergência 24 horas. A mesma vem apresentando um problema no setor de pós-vendas, na oficina mecânica ocorre a demora, fora dos padrões estabelecidos, para encerramento de ordens de serviço, que contemplam desde manutenções preventivas até manutenções corretivas. Portanto, o objetivo geral do estudo é apresentar uma proposta de redução do tempo de processamento das ordens de serviço no pós-vendas da organização. Para isso foi necessário identificar as causas do problema e para buscar alternativas de soluções foi realizado um benchmarking em outra concessionária de caminhões, a qual é a principal concorrente da empresa na qual foi realizado o estudo, com o objetivo de identificar a posição da  empresa em estudo, em termos de padronização de processos e de alocação de pessoas para exercer determinadas atividades. Para identificar as causas, foram considerados quatro aspectos, tecnológicos, estratégicos, comportamentais e estruturais, e na sequência foi realizada a priorização das mesmas dentro da matriz GUT.  Como alternativas de solução, estão elaborar uma proposta de um novo mapeamento de processos (fluxograma) e utilizar o ciclo PDCA, enquanto para o plano de ação foi elaborado o 5W2H, responsável pela análise e planejamento dos investimentos sugeridos, sendo eles: padronização de processos, realocação de equipe e treinamento para os colaboradores.

 

Palavras-chave: 1 – Ordens de serviço. 2 – Processos. 3 – Padronização.


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