PROPOSTA PARA REDUÇÃO DO TEMPO DE PROCESSAMENTO DE ORDENS DE SERVIÇO EM UMA CONCESSIONÁRIA DE CAMINHÕES
Resumo
O presente estudo é uma pesquisa de campo realizado em uma concessionária de caminhões, localizada em São José dos Pinhais, a qual atua na venda de veículos pesados, peças, consórcios, seguros, programas de manutenção, reformadora e atendimento de emergência 24 horas. A mesma vem apresentando um problema no setor de pós-vendas, na oficina mecânica ocorre a demora, fora dos padrões estabelecidos, para encerramento de ordens de serviço, que contemplam desde manutenções preventivas até manutenções corretivas. Portanto, o objetivo geral do estudo é apresentar uma proposta de redução do tempo de processamento das ordens de serviço no pós-vendas da organização. Para isso foi necessário identificar as causas do problema e para buscar alternativas de soluções foi realizado um benchmarking em outra concessionária de caminhões, a qual é a principal concorrente da empresa na qual foi realizado o estudo, com o objetivo de identificar a posição da empresa em estudo, em termos de padronização de processos e de alocação de pessoas para exercer determinadas atividades. Para identificar as causas, foram considerados quatro aspectos, tecnológicos, estratégicos, comportamentais e estruturais, e na sequência foi realizada a priorização das mesmas dentro da matriz GUT. Como alternativas de solução, estão elaborar uma proposta de um novo mapeamento de processos (fluxograma) e utilizar o ciclo PDCA, enquanto para o plano de ação foi elaborado o 5W2H, responsável pela análise e planejamento dos investimentos sugeridos, sendo eles: padronização de processos, realocação de equipe e treinamento para os colaboradores.
Palavras-chave: 1 – Ordens de serviço. 2 – Processos. 3 – Padronização.
Texto completo:
PDFReferências
ARANHA, J. A. Interfaces: a chave para compreender as pessoas e suas relações em um ambiente de inovação. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
ARAÚJO, L. C. G. Organização, sistemas, métodos e as tecnologias de gestão organizacional. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
BEZERRA, F. Diagrama de Ishikawa: princípio da causa e efeito. Portal Administração, 2014. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2021.
BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta Books Editora, 2018.
CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 1. ed. Belo Horizonte: Editora de DG, 1998.
CARVALHO, K. A. de. Gestão por processos organizacionais na Universidade de Brasília: estudo de caso. 146 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Gestão Pública, Faculdade de Planaltina. Universidade de Brasília UnB, Brasília, 2015.
CARVALHO, H. G.; REIS, D. R.; CAVALCANTE, M. B. Gestão da inovação. 1. ed. Curitiba: Aymará, 2011.
CAVANHA FILHO, A. O. Estratégia de Compras. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2006.
CERVO, L.; BERVIAN, A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
CHIAVENATO, I. Gerenciando pessoas: o passo decisivo para a administração participativa. 1. ed. São Paulo: Makron Books, 1992.
CORRÊA, H. L.; CAON, M. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2002.
DAVIDOW, W. H. UTTAL, B. Serviço total ao cliente. 2. ed. São Paulo: Campus, 1993.
DRUCKER, P. F. Administrando para o Futuro. São Paulo: Pioneira, 1992.
ESPÍNDOLA, S. C. N. L. Padronização de processos administrativos para melhoria contínua em uma empresa de serviços. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco. CTG. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, 2001.
FALCONI, V. Gerenciamento pelas Diretrizes 1. ed. Belo horizonte: INDG, 2004.
FITZSIMMONS, J. A. I.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de serviços: operações, estratégicas e tecnologia de informação. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000.
GAITHER, N.; FRAZIER G. Administração da produção e operações. São Paulo: Thomson Learning, 2006.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
GOESE, I. B.; BRAGATO, L. L. V.; PEREIRA, N. N. A padronização dos processos: uma ferramenta gerencial. In: FACULDADE CAPIXABA DE NOVA VENÉCIA. Espírito Santo: publicado no diário oficial da união, 1999.
GRÖNROOS, C. Marketing, gerenciamento e serviços: a competição por serviços na hora da verdade. Rio de Janeiro: Campus, 1993.
JOHNSTON, R.; CLARK, G. Administração de operações de serviço. São Paulo: Atlas, 2002.
KOTLER, P. Marketing de A à Z. 14. ed. São Paulo: Elsevier Ltda, 2003.
KOTLER, P. Marketing Essencial: conceitos, estratégias e casos. 2 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
LAURINDO, J. B. F.; ROTONDARO, R. G. Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação. São Paulo: Atlas, 2006.
LOPES, J. O fazer do trabalho científico em ciências sociais aplicadas. 2. ed. Recife: Editora Universitária UFPE, 2006.
MACEDO, N. D. Iniciação à pesquisa bibliográfica: um guia do estudante para a fundamentação de pesquisa. 1. ed. São Paulo: Loyola, 1994.
MAY, T. Pesquisa social: Questões, métodos e processos. 1. ed. Porto Alegre: Artemed, 2001.
MEIRA, R. C. As ferramentas para a melhoria da qualidade. 1. ed. Porto Alegre: SEBRAE, 2003.
MELLO, C. H. P.; SILVA, C. E. S.; TURRIONI, J. B.; SOUZA, L. G. M. ISO 9001:2000 – sistema de gestão da qualidade para operações de produção e serviço. São Paulo: Atlas, 2002.
MOTTA, P. R. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record, 2004.
OLIVEIRA, D. P. R. Administração de Processos: conceitos, metodologia, práticas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1992.
OLIVER, R. W. Como serão as coisas no futuro. São Paulo: Negócio, 1999.
PAIM, R.; CARDOSO, V.; CAULLIRAUX, H.; CLEMENTE, R. Gestão de Processos – Pensar, Agir e Aprender. São Paulo: Bookman, 2009.
PALADINI, E. P. Qualidade total na prática. São Paulo: Atlas, 1997.
PREDEBON, J. Criatividade: abrindo o lado inovador da mente. 8. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
RODRIGUES, A. S. O gerenciamento do tempo aplicado na produtividade, qualidade de vida, e desempenho: análise de publicações nacionais resultantes da base de dados do portal de periódicos Capes e Google Acadêmico. Dourados, 2018. Monografia (Bacharel em Administração pela Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas) – FACE da Universidade Federal de Grandes Dourados, UFGD, 2018.
RODRIGUES, A. S. O Pós-Vendas e seu impacto na imagem da marca FIAT no Brasil. Belo Horizonte, 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção com Ênfase em Marketing) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, UFSC, 2002.
RUIZ, J. A. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1976.
SCHERER, F. O.; CARLOMAGNO, M. S. Gestão da inovação na prática: como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
SPENDOLINI, M. J. Benchmarking. 1. ed. São Paulo: Makron Books, 1992.
TRKMAN, P. The critical success factors of business process management. International Journal of Information Management, v. 30, n. 2, p. 125-134, 2010. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2021.
WATSON, G. Benchmarking estratégico. 1. ed. São Paulo: Makron, 1994.
WILLIANS, R. L. Como Implantar a Qualidade Total na sua Empresa. 1. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
WOMACK, J. P. A mentalidade enxuta nas empresas: Elimine o desperdício e crie riqueza. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
Apontamentos
- Não há apontamentos.