GESTÃO NO ÂMBITO FAMILIAR: EM BUSCA DE SOLUÇÕES INOVADORAS

Alana Leticia Maccarini, Ana Kely Koberstay, Brenda Messias Grassi, Camila do Rocio Machado, Emilly Caroline Silva Santos, Evelin Evaristo Fernandes, Giovana Balancieri, Lariane Vitoria Lara Cavallin

Resumo


O presente artigo é resultado de uma pesquisa de campo realizada na empresa M&C Ovos, localizada no município de São José dos Pinhais. O objetivo geral deste trabalho é propor um modelo de negócio para a empresa que favorecerá a inovação e a obtenção de melhores resultados de gestão na empresa e os objetivos específicos são levantar as causas que hoje impedem o avanço do negócio da empresa, buscar alternativas de soluções para essas causas e propor um plano de ação para a expansão dos negócios da M&C Ovos, a partir disto buscou-se alternativas de solução para elaborar um plano de ação para a resolução do problema. As metodologias utilizadas foram a pesquisa de campo e a entrevista estruturada. Utilizou-se a ferramenta da matriz GUT para a identificação e priorização das causas tratadas. Para as soluções, foram utilizados o benchmarking e para o plano de ação foram utilizadas as ferramentas 5W2H e o cronograma de implantação. Com a proposta apresentada neste trabalho, a empresa terá um resultado satisfatório para alcançar o objetivo de soluções inovadoras.


Texto completo:

PDF

Referências


ALBERTIN, M. Planejamento Avançado de qualidade: sistema de gestão, técnicas e ferramentas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

AVICULTURA INDUSTRIAL. Casal investe em e-commerce de ovos e fatura R$40 mil por mês. 16/04/2018. Disponível em: https://www.aviculturaindustrial.com.br/imprensa/casal-investe-em-e-commerce-de-ovos-e-fatura-r-40-mil-por-mes/20180416-152252-y431. Acesso em 29. outubro.2020.

BARROS, A.J.S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos da metodologia cientifica. 3ª Ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.

BERNHOEFT, M.; GALLO, M. Governança na empresa familiar. 7ª Ed. Rio de Janeiro, 2003.

DAYCHOUM, M. 40 + 2 ferramentas e técnicas de gerenciamento. 2ª Ed. Rio de Janeiro, Brasport, 2008.

DOM OVOS. Classificação dos ovos. Disponível em: https://www.domovos.com.br/produtos.html Acesso em: 29. outubro.2020.

FACEBOOK: M&C Ovos. Disponível em: https://www.facebook.com/MCovos. Acesso em 20. outubro.2020.

FAZINOVA - Canvas de Modelo de Negócios. Disponível em: https://www.fazinova.com.br/courses/business-model-canvas?l=pt-BR Acesso em: 24. novembro.2020.

HOTMART - Relacionamento interpessoal: desafios do dia a dia. Disponível em: https://hotmart.com/product/relacionamento-interpessoal-2/C17618157X?sck=HOTMART_SITE. Acesso em: 24. novembro.2020.

IPED - Como Melhorar o Relacionamento Interpessoal. Disponível em: https://www.iped.com.br/publicidade-marketing/curso/melhorar-relacionamento-interpessoal. Acesso em: 24. novembro.2020.

KNAPIK, J. Gestão de Pessoas e Talentos. 2ª Ed. Curitiba: Ibpex, 2008.

MACEDO, J. F. Sucessão na empresa familiar. São Paulo: Nobel, 2009.

MARQUEZ, W. L. Administrar é talento e qualidade. Cianorte, 2010.

PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES NEGÓCIOS. Empresa brasileira lança ovo vegano. Disponível em: https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Alimentacao/noticia/2019/03/empresa-brasileira-lanca-ovo-vegano.html#:~:text=Ovo%2C%20um%20%22ovo%20vegano%22,para%20pessoas%20al%C3%A9rgicas%20a%20ovo. Acesso em 29. outubro.2020.

PONCHIROLLI, O. Capital humano: sua importância na gestão estratégica do conhecimento. Curitiba: Juruá, 2005.

REZENDE, D. A. Planejamento Estratégico para organizações privadas e públicas: guia prático para elaboração do projeto de plano de negócio. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.

RIBEIRO, H. M. Profissionalização e sucesso em empresas familiares. São Paulo: Agbooks, 2013.

RUIZ, J. A. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2013.

SEBRAE (2020a) - Como Administrar uma Empresa Familiar. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursoseeventos/como-administrar-uma-empresa-familiar,f6f0b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 24. novembro.2020.

SEBRAE (2020b) – Bora Empreender. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursoseeventos/boraempreender,f56b83e98da53710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 24. novembro.2020.

SEBRAE (2020c) – Modelagem de negócios – CANVAS. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/am/cursoseeventos/palestra-online-modelagem-de-negocios-canvas,5884f795713c5710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 24. novembro.2020.

SEBRAE (2020d) - Palestra online: Relações Interpessoais em tempos de pandemia. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pb/cursoseeventos/palestra-online-relacoes-interpessoais-em-tempos-de-pandemia,3377f795713c5710VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 24. novembro.2020.

SELEME, R; STADLER, H. Controle de Qualidade: as ferramentas essenciais. 2ª Ed. Curitiba: Ibpex, 2010.

SIQUEIRA, M. C. Gestão estratégica da informação. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

SOUZA, V. L. Retenção de talentos e valorização profissional. Rio de Janeiro: FGV, 2015.

TACHIZAWA, T.; FERREIRA, V. C. P.; FORTUNA, A. A. M. Gestão com Pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Ed FGV, 2006.

UDEMY - Descomplicando modelos de negócios - Canvas na prática. Disponível em: https://www.udemy.com/course/descomplicando-modelos-de-negocios/ Acesso em: 24. novembro.2020.

VITORINO, R. Além do empreendedorismo: empreendedorismo estruturado e liberdade financeira. Recife: Ebook, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.