Uma abordagem de controladores PI e PI-Neural aplicados a sistemas térmicos

John Everson Rodriguo Mello Jayme, Renato Kazuo Miyamoto

Resumo


Os controladores PI são amplamente empregados no setor industrial. No entanto, enfrentam desafios significativos no controle de sistemas com consideráveis atrasos de tempo e na busca por ganhos ideais. Essa abordagem requer modelos matemáticos e sua robustez é afetada por variações nos parâmetros do processo. Este estudo propõe uma análise comparativa entre um controlador PI convencional e um controlador PI-Neural aplicado a um sistema térmico de uma planta didática Smar PD3-P. A função de transferência da planta foi determinada por meio de experimentos de aplicação da resposta ao degrau de tensão. Após a determinação da função de transferência, um controlador PI foi sintonizado utilizando o método de Dorf e Bishop. Foram realizados ensaios experimentais no sistema com mudanças bruscas na temperatura de referência para avaliar o desempenho do controle PI. Posteriormente, um controlador PI-neural foi implementado, utilizando uma estratégia de sintonia que não necessita de modelagem do sistema. Os resultados demonstraram uma melhoria de aproximadamente 15% no tempo de estabilidade e uma melhor linearidade em comparação com o controle clássico PI.


Palavras-chave


PI-Neural. Controle clássico. Métodos de sintonia. Identificação de Sistemas.

Texto completo:

PDF

Referências


CAMPOS, M. C. M. M. DE; TEIXEIRA, H. C. G. Controles típicos de equipamentos e processos industriais. [s.l.] Editora Blucher, 2010.

FACCIN, F. Abordagem inovadora no projeto de controladores PID. 2004.

FERREIRA, M. H.; DE MOARES, M. A. REDES NEURAIS ARTIFICIAIS: PRINCÍPIOS BÁSICOS. v. 1, n. 13, 2016.

FISCHER ABATI, G. SIMULAÇÃO E VALIDAÇÃO EXPERIMENTAL DE CONTROLE PID E LQR EM UM SISTEMA SUB-ATUADO COM PÊNDULO INVERTIDO. ENGENHEIRO MECÂNICO—Rio de Janeiro, Brazil: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO, 2020.

GARCIA, C. Controle de processos industriais: estratégias convencionais. [s.l.] Editora Blucher, 2021.

GOMIDE, F. A. Redes neurais artificiais para engenharia e ciências aplicadas: curso prático. Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica, v. 23, p. 649–652, out. 2012.

HAYKIN, S. Redes Neurais: Princípios e Prática. [s.l.] Bookman Editora, 2001.

JUNIOR, V. A. F; VARGAS, A. N.; GOEDTEL, A. Uma Abordagem PI-Neural Aplicado ao Controle de um Servo-Mecanismo. Simpósio Brasileiro de Automação – SBAI, 2013.

OLIVEIRA, R. M. DE. Aplicação de controle PID não linear com ganhos baseados em perfil gaussiano aplicado a um conversor Buck. masterThesis—[s.l.] Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 29 ago. 2014.

SARAIVA,2011. MÉTODOS DE SINTONIA EM CONTROLADORES PID. [s.d.].

SILVA, W. J. DA. APLICAÇÃO DE MALHA FECHADA EM UM SISTEMA DE FRENAGEM INDUSTRIAL TÊXTIL. 29 nov. 2021.

SILVA, I. N.; SPATTI, D. H.; FLAUZINO, R. A. Redes Neurais Artificiais para engenharia e ciências aplicadas: curso prático. São Paulo: Artliber, 2010.

YU, C.-C. Autotuning of PID Controllers: Relay Feedback Approach. [s.l.] Springer Science & Business Media, 2013.