Uma abordagem de controladores PI e PI-Neural aplicados a sistemas térmicos
Resumo
Os controladores PI são amplamente empregados no setor industrial. No entanto, enfrentam desafios significativos no controle de sistemas com consideráveis atrasos de tempo e na busca por ganhos ideais. Essa abordagem requer modelos matemáticos e sua robustez é afetada por variações nos parâmetros do processo. Este estudo propõe uma análise comparativa entre um controlador PI convencional e um controlador PI-Neural aplicado a um sistema térmico de uma planta didática Smar PD3-P. A função de transferência da planta foi determinada por meio de experimentos de aplicação da resposta ao degrau de tensão. Após a determinação da função de transferência, um controlador PI foi sintonizado utilizando o método de Dorf e Bishop. Foram realizados ensaios experimentais no sistema com mudanças bruscas na temperatura de referência para avaliar o desempenho do controle PI. Posteriormente, um controlador PI-neural foi implementado, utilizando uma estratégia de sintonia que não necessita de modelagem do sistema. Os resultados demonstraram uma melhoria de aproximadamente 15% no tempo de estabilidade e uma melhor linearidade em comparação com o controle clássico PI.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CAMPOS, M. C. M. M. DE; TEIXEIRA, H. C. G. Controles típicos de equipamentos e processos industriais. [s.l.] Editora Blucher, 2010.
FACCIN, F. Abordagem inovadora no projeto de controladores PID. 2004.
FERREIRA, M. H.; DE MOARES, M. A. REDES NEURAIS ARTIFICIAIS: PRINCÍPIOS BÁSICOS. v. 1, n. 13, 2016.
FISCHER ABATI, G. SIMULAÇÃO E VALIDAÇÃO EXPERIMENTAL DE CONTROLE PID E LQR EM UM SISTEMA SUB-ATUADO COM PÊNDULO INVERTIDO. ENGENHEIRO MECÂNICO—Rio de Janeiro, Brazil: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO, 2020.
GARCIA, C. Controle de processos industriais: estratégias convencionais. [s.l.] Editora Blucher, 2021.
GOMIDE, F. A. Redes neurais artificiais para engenharia e ciências aplicadas: curso prático. Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica, v. 23, p. 649–652, out. 2012.
HAYKIN, S. Redes Neurais: Princípios e Prática. [s.l.] Bookman Editora, 2001.
JUNIOR, V. A. F; VARGAS, A. N.; GOEDTEL, A. Uma Abordagem PI-Neural Aplicado ao Controle de um Servo-Mecanismo. Simpósio Brasileiro de Automação – SBAI, 2013.
OLIVEIRA, R. M. DE. Aplicação de controle PID não linear com ganhos baseados em perfil gaussiano aplicado a um conversor Buck. masterThesis—[s.l.] Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 29 ago. 2014.
SARAIVA,2011. MÉTODOS DE SINTONIA EM CONTROLADORES PID. [s.d.].
SILVA, W. J. DA. APLICAÇÃO DE MALHA FECHADA EM UM SISTEMA DE FRENAGEM INDUSTRIAL TÊXTIL. 29 nov. 2021.
SILVA, I. N.; SPATTI, D. H.; FLAUZINO, R. A. Redes Neurais Artificiais para engenharia e ciências aplicadas: curso prático. São Paulo: Artliber, 2010.
YU, C.-C. Autotuning of PID Controllers: Relay Feedback Approach. [s.l.] Springer Science & Business Media, 2013.