E-SPORTS: UMA “NOVA” POSSIBILIDADE DE CARREIRA PARA A GERAÇÃO Z

Ricardo Arcanjo Alves

Resumo


Este artigo visa apresentar o E-sports como uma área para desenvolver carreira com foco nos indivíduos da geração Z. A pesquisa teve como objetivo destacar aspectos do E-sports como uma possibilidade de carreira e desenvolvimento para a geração Z, questionando se o E-sports se apresenta hoje como uma possibilidade real de carreira para a geração Z? O texto foi subdivido em duas seções. A primeira apresenta a fundamentação teórica conceitual da pesquisa, trazendo a geração Z, abordando seu conceito, surgimento e características; em seguida a carreira demonstrando conceitos, evolução e relação dos indivíduos para lidar com sua opção de carreira realizada; e, discute a temática do E-sports destacando alguns aspectos da sua história, conceitos, desenvolvimento, características e contribuições para a sociedade. Na última seção apresenta uma análise dos dados da pesquisa e resultados sobre como o E-sports se coloca hoje como uma possibilidade de carreira, respondendo à questão da pesquisa. Foi utilizada uma abordagem quali-quantitativa, exploratória e quanto as suas fontes são bibliográfica e documental. Foram analisados dados já publicizados em relatórios técnicos públicos da empresa Newzoo, empresa especialista em dados e pesquisa de E-sports, além de trazer entrevistas de pessoas influentes no cenário de E-sports sobre a carreira nesse segmento de mercado. Como resultados, verificou-se que o E-sports hoje é sim uma possibilidade real de carreira para a geração Z, pois apresenta aspectos como: inúmeras profissões envolvidas, atrativo econômico, poucas pessoas na área, perspectiva de continuidade, investimentos e inserção de empresas tradicionais nesse ramo.

Palavras-chave


E-sports. Carreira. Geração Z.

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