PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO PROFISSIONAL SOBRE O TÍTULO DE ELEITOR
Resumo
No ambiente escolar são desenvolvidas ações educativas, que promovem a cidadania e os interesses coletivos, construindo valores e indivíduos socialmente responsáveis, com vista ao bem comum, a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade da democracia. Nessa perspectiva, este estudo trata-se de uma proposta de Intervenção Pedagógica Interdisciplinar no Ensino Profissional, a ser desenvolvida no Curso Técnico em Informática. Sendo assim, o objetivo deste estudo busca auxiliar a comunidade com informações sobre o acesso do e-Título. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, no formato de pesquisa-ação. Espera-se que a proposta de Intervenção Pedagógica Interdisciplinar consiga colocar em prática o conhecimento adquirido dos alunos de nível técnico e contribua para a sociedade, principalmente na importância do exercício da cidadania por meio do voto, bem como apresentar as contribuições da Intervenção Pedagógica por meio de jovens estudantes engajados no projeto.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AGUIAR, L. F. V. PACHECO, E. M. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como Política Pública. In: ANJOS, M. B. RÔSAS, G. (Orgs.) As políticas públicas e o papel social dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Natal: IFRN, p. 188, 2017.
AMBROSINI, T. F.; ESCOTT, C. M. O Acesso à Educação Profissional e Tecnológica: da meritocracia à democratização. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 16, p. 7852, 2019.
BERNARDI, A. J. B. Competência cívica em uma democracia desigual: analisando o impacto dos investimentos educacionais na cultura política juvenil porto-alegrense entre 2002 e 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2017.
BRASIL. Lei nº 11.892. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008.
COSTA, D. V. Reflexões acerca da constituição da educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil: uma abordagem sócio-histórica. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 801-813, 2019.
El País. Invisíveis no Brasil, sem documento e dignidade: “Eu nem no mundo existo”, 2022. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2021-11-28/invisiveis-no-brasil-sem-documento-e-dignidade-eu-nem-no-mundo-existo.html. Acesso em: 04 de mar. 2022.
MENDONÇA, V. S. Voto livre e espontâneo: exercício de cidadania política consciente. Florianópolis: OAB/SC Editora, 2004.
PAES, J. P. L. O sufrágio e o voto no Brasil: direito ou obrigação? Revista Eletrônica da EJE. Brasília, ano 3, n. 3, 2013.
PRACZUN, C. A importância da educação fiscal para o desenvolvimento da cidadania. Programa de Desenvolvimento Educacional PDE da Secretaria de Estado da Educação do Paraná/SEED em parceria com a Universidade Federal do Paraná - UFPR. ISBN 978-85-8015-094-0. Curitiba, 2016.
REIS, M. C.; MÁXIMO, N. N. Política educacional do Brasil e os desafios da contemporaneidade para uma formação cidadã. In: Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 26., 2013, Recife. Anais... Recife: Cadernos ANPAE, 2013.
SEJUF/PR. SECRETARIA DA JUSTIÇA, FAMÍLIA E TRABALHO DO PARANÁ. O que é cidadania? Disponível em: https://www.justica.pr.gov.br/Pagina/O-que-e-Cidadania. Acesso em: 23 de fev. 2022.
SOUZA, E.; BENITES, L. C. Educação profissional e tecnológica no Brasil: uma história de avanços e retrocessos: Professional and technological education in Brazil: a history of advances and setbacks. Revista Cocar, v. 15, n. 32, 2021.
TSE. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Censo da democracia: Brasil tem 147,9 milhões de eleitores aptos a votar nas Eleições 2020, 2022. Disponível em: https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Agosto/brasil-tem-147-9-milhoes-de-eleitores-aptos-a-votar-nas-eleicoes-2020. Acesso em: 04 de mar. 2022.
TSE. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral permite ao eleitor votar com documento digital, 2022. Disponível em: https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2017/Dezembro/aplicativo-e-titulo-da-justica-eleitoral-permite-ao-eleitor-votar-com-documento-digital. Acesso em: 23 de fev. 2022.
TSE. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Aplicativo e-Título, 2022a. Disponível em: https://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/aplicativo-e-titulo-1. Acesso em: 23 de fev. 2022.
TSE. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Informatização do voto, 2022b. Disponível em: https://www.tse.jus.br/eleicoes/urna-eletronica/seguranca-da-urna/eleicoes. Acesso em: 23 de fev. 2022.
TSE. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. O papel do eleitor-cidadão, 2022c. Disponível em: https://www.tse.jus.br/o-tse/escola-judiciaria-eleitoral/publicacoes/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-3-ano-5/copy_of_por-que-a-urna-eletronica-e-segura. Acesso em: 23 de fev. 2022.
TSE. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Primeiro título: mais de 850 mil jovens de 15 a 18 anos já emitiram o documento este ano, 2022d. Disponível em: https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2022/Marco/primeiro-titulo-de-eleitor-mais-de-850-mil-jovens-de-15-a-18-anos-ja-emitiram-o-documento-este-ano.
Acesso em: 11 de abr. 2022.