INFLUÊNCIA DAS TRENDS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Danton Ferreira Da Silva Lourenço, Leonardo Machado Goulart, Leonardo Aureliano Silva

Resumo


O advento das redes sociais como Instagram e Tik Tok tem modificado intensamente os modos de consumo da sociedade. As relações com as marcas e seus conteúdos nessas plataformas se aproximam e geram preferências nos consumidores, exercendo impacto direto na decisão de compra. Os comerciais institucionais dialogam com esse público tendo em vista suas novas necessidades e interesses. As chamadas trends, conteúdos virais das redes, se tornam um elemento a mais nessa dinâmica, gerando interesse e aumentando o engajamento do usuário em relação ao conteúdo ou produto. O presente trabalho pretende avaliar os impactos desse recurso no comportamento do consumidor brasileiro inserido na geração Z, tendo como objeto a parceria da Carmed e a Fini, sucesso de vendas, com conteúdos que viralizaram nas redes em 2023. Para isso, a partir de questionários com relato das percepções dos consumidores, foi aplicado o Teste T e realizadas análises nos impactos do Comercial Institucional e da Trend. A Trend mostrou-se eficaz em promover atenção e interesse, enquanto o Comercial mostrou mais influência na intenção de compra.


Texto completo:

Sem título