OS MUSEUS COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR E LAZER

Ana Paula Geraldo, Lidiane Camila Lourençato, Luci Ane Moro

Resumo


O presente texto buscou pesquisar de que forma os museus e as atividades de lazer promovem a reflexão, o engajamento estudantil e a construção de conhecimento interdisciplinar. Para a sua realização adotou-se uma investigação de abordagem qualitativa que buscou resgatar as definições contemporâneas de museu, análise de conceitos de mediação e interdisciplinaridade e refletiu, por meio de um relato, a visita técnica realizada ao Museu da Vida. Os resultados mostraram que os museus, ao funcionarem como espaços inclusivos e sustentáveis, transformam objetos da cultura material em fontes históricas capazes de despertar curiosidade, empatia histórica e pensamento crítico. Esta proposta didática também tem potencial de articular áreas como história, arte, ciência e antropologia por meio de oficinas e interações orientadas. Da mesma forma, esta prática pode ser vista como um lazer e ser concebida como uma ferramenta de aprendizagem lúdica — proporcionando vivências sensoriais e autorreflexivas. Paralelamente, esta estratégia de ensino pode ser entendida como um objeto de educação crítica, ao capacitar os indivíduos a fazerem escolhas conscientes. Com este estudo, evidenciou‑se que incorporar museus e atividades de lazer ao currículo formal enriquece a experiência educacional, tornando-a mais concreta, significativa e capaz de formar cidadãos críticos e participativos.


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Referências


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