PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ELEMENTO DE TOMADA DE DECISÃO

Alex Lemos de Ramos, Aline Aparecida Ferreira de Almeida, Camila Rodrigues dos Santos, João Vitor Kramar Alexandre, Larissa Fernanda Jacomelli da Silva, Rafael Duarte Coutinho, Vitória Walter Faria, Orientadora Professora Ana Crhistina Vanali

Resumo


O presente artigo é resultado de um estudo de caso realizado na empresa estudada, do ramo metalúrgico durante o 7º período de 2023. O desafio colocado pela empresa foi a dificuldade de atingir as metas sobre o questionário de satisfação de seus funcionários. Com isso, estabeleceu-se como objetivo geral propor uma nova forma de realizar a pesquisa de clima organizacional que motive o maior número de colaboradores a respondê-la e como objetivos específicos realização de pesquisa de clima organizacional de forma mais dinâmica para obter a pontuação esperada, pesquisa de alternativas de soluções respeitando os princípios da empresa e propor um plano de ação com base nos dados levantados e analisados. Para atingir o objetivo geral foram utilizados os seguintes métodos e técnicas para a coleta de dados – Estudo de caso, brainstorming e entrevista informal. Para a análise dos dados foi utilizado benchmarking e matriz swot. E para a apresentação do plano de ação foram utilizados o 5W2H e cronograma de gantt. Os resultados esperados (ainda em andamento) e conclui-se de forma geral que é essencial dar voz aos colaboradores, permitindo que expressem suas opiniões e compartilhem suas percepções sobre o ambiente de trabalho e o clima organizacional. Essas informações são vitais para identificar pontos fortes, áreas de melhoria e possíveis obstáculos que podem impactar o desempenho e motivação da equipe. A análise de dados coletados por meio do questionário de satisfação dos funcionários nos permite embasar nossas decisões estratégicas.


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