PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL COMO ELEMENTO DE TOMADA DE DECISÃO
Resumo
O presente artigo é resultado de um estudo de caso realizado na empresa estudada, do ramo metalúrgico durante o 7º período de 2023. O desafio colocado pela empresa foi a dificuldade de atingir as metas sobre o questionário de satisfação de seus funcionários. Com isso, estabeleceu-se como objetivo geral propor uma nova forma de realizar a pesquisa de clima organizacional que motive o maior número de colaboradores a respondê-la e como objetivos específicos realização de pesquisa de clima organizacional de forma mais dinâmica para obter a pontuação esperada, pesquisa de alternativas de soluções respeitando os princípios da empresa e propor um plano de ação com base nos dados levantados e analisados. Para atingir o objetivo geral foram utilizados os seguintes métodos e técnicas para a coleta de dados – Estudo de caso, brainstorming e entrevista informal. Para a análise dos dados foi utilizado benchmarking e matriz swot. E para a apresentação do plano de ação foram utilizados o 5W2H e cronograma de gantt. Os resultados esperados (ainda em andamento) e conclui-se de forma geral que é essencial dar voz aos colaboradores, permitindo que expressem suas opiniões e compartilhem suas percepções sobre o ambiente de trabalho e o clima organizacional. Essas informações são vitais para identificar pontos fortes, áreas de melhoria e possíveis obstáculos que podem impactar o desempenho e motivação da equipe. A análise de dados coletados por meio do questionário de satisfação dos funcionários nos permite embasar nossas decisões estratégicas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.