O DIÁLOGO ENTRE A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E A SALA REGULAR

Isabele Soares Laska dos Santos, Juliana dos Santos Moraes, Macylenne Alves de Moraes Silva Quirino, Nilcéia Nunes do Amaral, Wanessa Caldart, Profa. Orientadora Ana Paula Geraldo

Resumo


O presente estudo investigou o diálogo entre a sala de recursos multifuncionais com o ensino regular de uma escola que faz parte da rede estadual do município de São José dos Pinhais, que ofertam Ensino Fundamental ll - 6° ao 9° ano. Para levantamento de dados, foram aplicados questionários com dez professores que trabalham na escola, sendo um deles atuante somente da sala de recursos multifuncionais. Nesse contexto, a pesquisa procurou investigar e discutir sobre o tema inclusão, bem como a comunicação entre os professores do ensino regular com a professora da sala de recursos para realização da educação inclusiva. Outros aspectos também foram investigados, considerando pontos como: formação dos professores, alunos que utilizam da sala de recursos, participação das famílias, adaptações curriculares, recursos pedagógicos e acessibilidade. Uma vez que a inclusão de alunos com deficiência é direito garantido e para isso se faz necessário os recursos apresentados nesta pesquisa

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