PERCEPÇÕES DA FAMÍLIA E ESCOLA NO RETORNO DO ESTUDANTE, PÓS-PANDEMIA

Andressa Machado, Bruna Souza, Lizia Ribas, Nathiely Duran, Paola Antunes, Valéria Ramos

Resumo


Essa pesquisa foi realizada no intuito de buscar responder o que pensam pais, professores e pedagogos sobre o retorno dos estudantes no âmbito escolar, considerando as adequações metodológicas utilizadas para a continuidade ao processo de ensino aprendizagem, no pós-pandemia?  Para tanto recorreu-se a uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que pretendeu apontar algumas das percepções teóricas sobre o ensino em tempos de pandemia. Pelas construções conceituais, foi possível observar que além das orientações para acolhimento aos estudantes e suas famílias, as mantenedoras precisariam implementar um plano de formação continuada aos docentes, como forma de ampliar seus conhecimentos sobre estratégias pedagógicas, mas que pudesse sobretudo reforçar a crença em suas condições profissionais. De modo mais específico, objetivou-se pela via da pesquisa analisar as percepções de pais, professores e pedagogos sobre o retorno dos estudantes no âmbito escolar e os métodos utilizados para dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem, no pós-pandemia. O que pode ser constatado é que cada um, a sua maneira, tem constituído ações para passar aos estudantes estímulos, estratégias de acesso aos conhecimentos e apoio para superar as defasagens percebidas por conta do recolhimento social e aulas remotas. O que reforça o fato de que professores e pedagogos vêm colocando em prática métodos focados no intuído de passar segurança, tranquilidade e esperança para esses estudantes e seus responsáveis.       

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