A EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA E OS RETRATOS DA ESCOLA

Izabela Auerswald da Rocha, Maria Eduarda Eduarda Dias de Souza, Maria Eduarda Farias Beiger, Any Carolini Ferreira

Resumo


A pesquisa realizada buscou identificar como a sociedade expressa sua opinião sobre o trabalho realizado pela escola e seus profissionais durante e pós pandemia, considerando os apontamentos nas redes sociais como contribuições ou insatisfações para com a educação no contexto atual. Assim, recorremos aos autores que tratam do desenvolvimento profissional docente como Nóvoa (2009) e Tardif (2021), para entender os motivos que levam os profissionais da educação a serem desvalorizados, bem como esclarecemos que não cabe ao professor decidir todas as ações tomadas pelo sistema educacional e sim implementá-las, como são orientadas pelo governo. A  metodologia de abordagem qualitativa propiciou a possibilidade de realizar as buscas pelos relatos nas mídias sociais, com o intuito de levantar e analisar os dados sobre as insatisfações dos envolvidos e o que essas verbalizações pelas redes sociais causam aos profissionais da educação. Percebemos que os usuários tendem a indicar de modo  agressivo suas insatisfações, sem entender que as ações tomadas foram de ordem governamental. Diante disso, notamos o desgaste mental que os docentes tiveram durante a pandemia e, não somente os julgamentos, mas também a falta de valorização, reforçando estereótipos negativos que já eram atribuídos a esses profissionais. Além disso, percebemos que a disseminação de falsas informações nas redes sociais influenciavam outras pessoas, que ao não  buscarem a veracidade das notícias, auxiliavam a espalhar ainda mais fatos enganosos.       

 

Palavras-chave: Profissionais da educação; mídias sociais;  


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