Proposta de padronização dos processos para a montagem de kits de peças no almoxarifado de uma indústria de tecnologia

Gilmar Vargas, Fabio Santos, Rafaelly Carlotto, Paulo Souza, Talita Amâncio

Resumo


Este trabalho é uma pesquisa de campo realizada em uma empresa que atua com soluções nas áreas de automação e robótica, atuando na fabricação de robôs autoguiados em linhas das indústrias automobilísticas, que está localizada na cidade de São José dos Pinhais no estado do Paraná. O presente estudo tem como objetivo geral apresentar propostas de soluções de padronização dos processos envolvendo os kits de montagem, o qual foi atingido pois foram identificadas as causas do problema, buscadas alternativas de soluções e elaborado o plano de ação com soluções para as causas priorizadas. Para o desenvolvimento desse trabalho foram utilizados alguns métodos, técnicas e ferramentas científicas para a melhor compreensão e apresentação dos tópicos, tais como: pesquisas bibliográficas, brainstorming, ferramentas de qualidade, métodos para análise e soluções de problemas como o Seis Sigma, dentre outros. Com isso em vista, as ferramentas supracitadas foram utilizadas para encontrar as melhores alternativas de soluções, na visão dos autores, para solucionar as principais causas que levam ao principal problema. As principais causas e soluções encontradas são: a baixa confiabilidade física x sistêmica e processos do almoxarifado mal definidos que foi apresentado como solução a elaboração de um cronograma mensal de inventário, utilizando a curva ABC de peças críticas e as reuniões diárias com o pessoal do setor, com a presença do gestor responsável. Para a causa faltas e sobras de peças nos postos de trabalho que tem como soluções o mapeamento e elaboração da folha de procedimentos, o desenvolvimento de um cronograma de treinamento dos procedimentos para os colaboradores do almoxarifado e produção, a utilização da ficha de devolução e retirada de peças para testes, caixas plásticas coloridas para separar respectivamente cada projeto com sua cor determinante e a seladora, para a separação adequada dos componentes elétricos. Soluções foram apresentadas para cada uma dessas causas, a fim de impactar positivamente no problema principal supracitado.

 

Palavras Chaves: 1- Ferramentas. 2- Kits. 3- Processo.

Texto completo:

PDF

Referências


ACCIOLY, F.; AYRES, A. P. S; SUCUPIRA, C. Gestão de Estoques. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.

ALCHORNE, R. A. Um modelo para aferir a eficiência de projetos em fábricas. MS thesis. Universidade Federal de Pernambuco, 2010.

ALMEIDA, P. S. Indústria 4.0: princípios básicos, aplicabilidade e implantação na área industrial. 1. ed. São Paulo: Érica, 2019.

ANDRADE, G. E. V. D. et al. ANÁLISE DA APLICAÇÃO CONJUNTA DAS TÉCNICAS SIPOC, FLUXOGRAMA E FTA EM UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE. XXX II ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, Rio Grande do Sul , v. 1, n. 1, p. 1-14, out./2012. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2012_TN_WIC_157_920_20681.pdf. Acesso em: 25 mai. 2022.

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. São Paulo. Editora: Atlas S.A., 2010.

Attadia, L. C. e Roberto A. M. Medição de desempenho como base para evolução da melhoria contínua. Production 13.2 (2003).

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos / Logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BRASIL, Reyolando; SILVA, M. A. D. Otimização de projetos de engenharia. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2019.

BURGO, R. N. S.; RIBEIRO, T. C. S.; RODRIGUES, V. B., T., J.; TAMAE, R. Y. Supply chain management: Uma Introdução à um Modelo de Gestão da Cadeia de Suprimentos para Obtenção de Diferencial Competitivo. Revista Científica Eletrônica de Administração, v. 5, n.9, 2005.

CALUSSI, J.; HANGAI, L. A. Indústria 4.0: empresas e investimentos estratégicos. 1 ed. São Paulo: Érica: 2015.

CAMPOS, L. M. F. Administração pública estratégica; Planejamento, Ferramentas e Implantação. Curitiba. Editora: Contentus, 2020.

CARVALHO, M. F. Importância da Informação no desempenho da cadeia de suprimentos - Um estudo exploratório. Em: Simpósio de Engenharia de Produção-UNESP, 2005.

CHRISTINE, E.; OlLIVEIRA, D. M. Logística colaborativa. 1. ed. Curitiba. Editora: Intersaberes, 2021.

COLENGHI, V. M. O&M e qualidade total: uma integração perfeita. 3. ed. Uberaba: Ed.V.M., 2007.

CUSTODIO, M. F. Gestão da qualidade e produtividade. São Paulo. Editora: Person Education do Brasil, 2015.

D’ANTONIO, G.; BEDOLLA, J.S.; CHIABERT, P. Uma nova metodologia para integrar os Sistemas de Execução de Manufatura com a abordagem de manufatura enxuta. Editora: Elsevier, 2017.

DIAS, M. A. P. Administração de materiais: Uma abordagem Logística. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

Duarte, E. M., e Irapuan G. J. O novo paradigma da gestão de equipes virtuais em projetos de fábrica de software. (2012).

FILHO, M. P. Gestão da Produção Industrial. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008.

IZIDORO, C. Logística empresarial. 1. ed. São Paulo. Editora: Pearson Education do Brasil, 2017.

LAGE, M. J. Mapeamento de processos de gestão empresarial. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2016.

LÉLIS, E. C. Gestão da produção. 1 ed. São Paulo. Editora: Pearson, 2014.

LUCCA, G. Gestão estratégica balanceada; Um Enfoque nas boas Práticas Estratégica. 1. ed. São Paulo Editora: Atlas S.A., 2013.

MARIETTO, M. L. Observação participante e não participante: Contextualização Teórica e Sugestão de Roteiro para Aplicação dos Métodos. Research Gate, Rede Social, v. 1, n. 1, p. 1-15, set./2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/328362007_Observacao_Participante_e_Nao_Participante_Contextualizacao_Teorica_e_Sugestao_de_Roteiro_para_Aplicacao_dos_Metodos. Acesso em: 1 abr. 2021.

MARTINS P. G. e LAUGENI F. P. Administração da produção. 2ª ed. São Paulo/SP: Saraiva, 2005.

MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

MARTINS, R. S. Gestão da logística e das redes de suprimentos. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2019.

MELEIRO, C. H. A. Qualidade aplicada; Como Aliar Teoria e Prática. 1 ed. São Paulo. Editora: Labrador, 2021.

MUNIZ, J. J. Modelo de gestão de produção baseada no conhecimento operário; Um Estudo na Indústria Automotiva. 2 ed. São Paulo. Editora: Edgard Blucher LTDA, 2016.

NEUMANN, C.; SCALICE, R. K. Projeto de fábrica e layout. Rio de Janeiro: Elsivier, 2015.

NEUMANN, C.; SCALICE, R. K. Projeto de fábrica e layout. Rio de Janeiro: Campus, 2015.

OLIVEIRA, C. M. Curva ABC na Gestão de Estoque. 1 ed. São Paulo. Editora: Lins, 2011.

ORIBE, C. Diagrama de Árvore: a ferramenta para os tempos atuais. 1 ed. São Paulo: Editora EPSE, 2004.

PEREIRA, M. G. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. 1ª ed. Rio de Janeiro. Editora: Guanabara Koogan, 2014.

PERLINGEIRO, C. A. Engenharia de projetos: análise, simulação, otimização e síntese de processos químicos. 2. ed. 2018: Blucher, 2018.

POIRIER, C. C.; REITER, S. E. Otimizando sua rede de negócios. São Paulo: Futura, 1997.

REIS, M. Metodologia de Pesquisa. 2 ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

Riani, A. M. Estudo de caso: o lean manufacturing aplicado na Becton Dickinson. Monogra-fia (Graduação)-Programa de Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Fede-ral de Juiz de Fora (2006).

RIBEIRO, L. O. D. M. Ferramentas qualitativas e quantitativas aplicadas à tomada de decisão em logística. 1. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2022.

RUIZ, J. Á. Metodologia científica: Guia para Eficiência nos Estudo.6. ed. São Paulo. Editora: Atlas S.A., 2013.

RUSSOMANO, V. H. PCP: Planejamento e controle da produção. 6. ed. São Paulo: Editora: Pioneira, 2000.

SACOMANO, J. B. Indústria 4.0: conceitos e fundamentos. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2018.

SANTOS, A. D. P. L. Planejamento, Programação e Controle da Produção. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2015.

SANTOS, M. B. Mudanças organizacionais: Métodos e Técnicas para a Inovação. 3.ed. Curitiba. Editora: Juruá, 2011.

SCHEIDEL, M. F. Artigo Científico Percorrendo Caminhos Para Sua Elaboração. 1ª ed. Rio Grande do Sul. Editora: ULBRA, 2006.

SILVA, R. A. SILVA, O. R. Qualidade, padronização e certificação. 1 ed. São Paulo. Editora: Intersaberes, 2017.

SOUZA, B. C. C. gestão da mudança e da inovação: árvore de problemas como ferramenta para avaliação do impacto da mudança. Revista de Ciências Gerenciais, Vol. 14, Nº. 19, 2010.

SZABO, V. Gestão de estoque. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

TREINTA, F. T.; FARIAS F., J. R.; SANT’ANNA, A. P.; RABELO, L. M. Metodologia de pesquisa bibliográfica com a utilização de método multicritério de apoio à decisão. Produção. São Paulo, v. 24, n. 3.

WILDAUER, E. W. W. L. D. B. S. Mapeamento de processos: conceitos, técnicas e ferramentas. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.