PROPOSTA PARA PADRONIZAÇÃO DOS PROCESSOS EM UMA INDÚSTRIA DO SEGMENTO DE TECNOLOGIA

Juarez Moreira de Freitas Junior Moreira Freitas, Clayssom dos Santos Lima Santos Lima, Daniel Henrique Pinheiro Henrique Pinheiro, Wilian de Andrade Nunes Andrade Nunes

Resumo


Este trabalho tem como principal objetivo padronizar os processos da empresa do segmento de tecnologia localizada em São José dos Pinhais PR. Os métodos e técnicas utilizados foram a pesquisa de campo, pesquisa de internet, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, observação não participativa, entrevista informal, brainstorming e benchmarking, contribuíram para a coleta de dados e a elaboração do plano de ação. Na empresa observou-se diversos problemas relacionados a falta de padronização e clareza em alguns processos. Após análises internas identificou-se possíveis causas que foram priorizadas através da utilização da matriz GUT as mais recorrentes e de maior impacto que são: Falta de um fluxo objetivo do processo, falta de padronização e falta de documentação. Foram utilizadas ferramentas da qualidade e de gestão visual para implementação de um plano de melhorias no processo produtivo, visando propor estratégias a fim de melhorar as problemáticas voltadas a falta de padronização. As soluções foram obtidas através de benchmarking e brainstorming e ações apresentadas são: Propor um fluxo objetivo e visual para o processo, validar as impressões dos documentos operacionais em modelo A3, assim como um modelo padrão para as futuras documentações do processo produtivo.

 

Palavras-chave: 1 - Padronização. 2 - Processos. 3 - Ferramentas da qualidade.


Texto completo:

PDF

Referências


ALAYA. Anis Bem. El método seis sigma. Editora: 50minutos, Espanha, 2016.

ATTADIA, Lesley Carina do Lago; MARTINS, Roberto Antonio. Medição de desempenho como base para evolução da melhoria contínua. Production, v. 13, p. 33-41, 2003.

BETTS. A. Gerenciamento de Operações e de Processos. Editora: Bookman, 2013.

BLACK, J. T. O projeto de fábrica com o futuro, editora: Bookman, 2010.

CALDAS . M.A. Documentos acadêmicos. Editora: UFPE, 2006.

CAMBOIM, Luiza Goés; BEZERRA, Emy Porto; GUIMARÃES, Ítalo José Bastos. Pesquisando na Internet: uma análise sobre metodologias utilizadas em dissertações do PPGCI-UFPB. Biblionline, v. 11, n. 2, p. 123-134, 2015.

CAPOTE. G. Fuja do fluxograma. Editora: CSIPP, 2018.

ESTEVES, R. O Braistorming Eficaz: Como Gerar Ideias Com Mais Eficiência. São Paulo, Dash, 2020.

FALCONI, V. Qualidade total padronização das empresas. Editora: Falconi, 2014.

GARCIA. C. Controle de processos industriais. Editora: Edgard, 2017.

GERHARDT. Tatiana Engel. SILVEIRA. Denise Talfa. Métodos de pesquisa. Editora: UFRGS. Rio Grande do Sul. 2009.ll

GONZALEZ, Rodrigo Valio Dominguez; MARTINS, Manoel Fernando. Melhoria contínua no ambiente ISO 9001: 2000: estudo de caso em duas empresas do setor automobilístico. Production, v. 17, p. 592-603, 2007.

INÁCIO. B. Manual aberto de TIC, editora: ISCTE,2014.

KAUFMANN, Jean Claude. A entrevista compreensiva, um guia para pesquisa de campo. Editora: Vozes ltda, Rio de Janeiro, 2013.

LIMA, Glauce Oliveira, CRUZ, Regina de Fatima Almeida, VALE, Silvia Regina Moreira, CORDEIRO, Erika Cristina Ribeiro Lima. Metodologia para implantação de um sistema de gestão da qualidade em um centro de diálise. Acta Paul Enferm. 2009;22(Especial-Nefrologia):580-2.

MARATON. Glaucio José. RAMIRES. Julio Cesar de Lima. RIBEIRO. Miguel Angelo. PESSOA. Vera Lúcia Salazar. Pesquisa qualitativa em geografia: reflexões teórico-conceituais e aplicadas. (2013). Brasil: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MARIETTO, M. L. Observação participante e não participante. Working Paper. São Paulo, UNINOVE, 2014

MARTINS, C. Diagnóstico em nutrição: Fundamentos e Implementação. Editora: Artmed, 2016.

MESQUITA, Melissa; ALLIPRANDINI, Dário Henrique. Competências essenciais para melhoria contínua da produção: estudo de caso em empresas da indústria de autopeças. Gestão & Produção, v. 10, n. 1, p. 17-33, 2003.

MOREIRA, Daniel. Administração da produção e operações, Editora: Saraiva, São Paulo, 2017.

NEWMAN. T. Delineando a pesquisa clínica, Editora: Artmed, 2015.

OAIGEN, Ricardo Pedroso, BARCELLOS, Júlio Otávio Jardim, CHRISTOFARI, Luciana Fagundes, BRACCINI, José, OLIVEIRA, Tamara Esteves, PRATES, Ênio Rosa. Melhoria organizacional na produção de bezerros de corte a partir dos centros de custos. R. Bras. Zootec., v.37, n.3, 2008.

OYOMA. Thais. A arte de entrevistar bem. Editora: Contexto, São Paulo, 2008.

RIOS. E. Documentação em Projetos, 2020.

RIVERA. F. Agir comunicativo e planejamento social, editora: Fiocruz, RJ, 2015.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista brasileira de história & ciências sociais, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009.

SALGADO, Eduardo Gomes, MELO, Carlos Henrique Pereira, SILVA, Carlos Eduardo Sanches, OLIVEIRA, Eduardo da Silva, ALMEIDA, Dagoberto Alves de Almeida. Análise da aplicação do mapeamento do fluxo de valor na identificação de desperdícios do processo de desenvolvimento de produtos. Gest. Prod., São Carlos, v. 16, n. 3, p, 2009.

SANTOS. L.M. Avaliação ambiental de processos industriais. Editora: Oficial de textos, SP, 2017.

SHIMIZU. T. Processamento de dados nas empresas. Editora: Atlas, 2005.

SZWARCWALD, Celia Landmann et al. ConVid-Pesquisa de Comportamentos pela Internet durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: concepção e metodologia de aplicação. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, p. 20, 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.