PROPOSTA PARA IMPLEMENTAR O SISTEMA DE KANBAN PARA CONTROLAR O ESTOQUE DE MATERIAIS DE UMA INDÚSTRIA DO RAMO DE TECNOLOGIA

Rodrigo Corosque Horni Corosque Horni, Camila Bienifer dos Santos Souza Bienifer dos Santos Souza, Alefer Rafael Maia Costa Rafael Maia Costa, Ingrid Bastista Rodrigues Batista Rodrigues, Janete Soares Ramos Soares Ramos, Thiago Porto Henequim Porto Henequim

Resumo


O presente estudo é uma pesquisa de campo e tem como objetivo apresentar um projeto de fábrica utilizando a ferramenta kanban para controlar o estoque mínimo e máximo de materiais. Se implantada as ações será possível realizar o controle de estoque mínimo e máximo na empresa que atua no ramo de tecnologia a 20 anos, situada em São José dos Pinhais no estado do Paraná. No contexto desse estudo foi examinado o estoque de insumos, verificando suas entradas e saídas de materiais para uso em seus projetos. A empresa tem como ramo de atuação o segmento de automação e robótica de carrinhos AGV’s. Neste estudo foram identificadas e priorizadas as causas que ocasionam a má administração desses insumos na empresa, procurando informações através de entrevista informal, observação participativa e pesquisa de campo junto do responsável do presente local a ser estudado. Após a realização de brainstorming e utilizar o diagrama de Ishikawa, foram observadas e discutidas alternativas de solução para as causas evidenciadas. Buscando assim, uma forma de melhoria ou até mesmo sanar as causas desse déficit no controle de estoque. Por fim, o presente estudo buscou desenvolver uma forma de implementar a utilização da metodologia Kanban para controlar estoque mínimo e máximo da empresa.


Texto completo:

PDF

Referências


Amaral, Daniel Capaldo. Gestão de desenvolvimentos de produtos- [et al.]. São Paulo: Saraiva, 2006.

BORNIA, Antonio Cezar. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. Porto Alegre: Bookman, 2002.

CAIXITO, F. Logística um enforque prático. São Paulo: Saraiva, 2014

CAMBRA, J. & POLO, Y. Creating satisfaction in the demand-supply chain: the buyer’s perspective. Supply Chain Management: An International Journal. Vol. 13, No. 3, p. 211- 224, 2008.

CASARIN, H. C. S.; CASARIN, S. J. Pesquisa cientifica: da teoria à prática. Curitiba: Intersaberes, 2012.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão da Produção: uma abordagem introdutória. 3. ed. São Paulo: Manole, 2014.

CONSUL, F. B.; e WERNER, L.; Avaliação de técnicas de previsão de demanda utilizadas por um software de gerenciamento de estoques no setor farmacêutico. XXX Encontro Nacional De Engenharia De Produção (ENEGEP). São Paulo- SP. 2010. Disponível em: > http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_tn_sto_113_740_15746.pdf< Acessado em: 22/06/2015.

CUSTODIO, M. F. Gestão da qualidade e produtividade. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

DAVIS, M.; AQUILIANO, N. J.; CHASE, R B. Fundamentos da Administração da Produção. 3. Ed. Porto Alegre: Brookman, 2001.

DIAS, M. A. P. Administração de materiais: abordagem logística. São Paulo: Atlas, 1995.

DIEHL, A. A.; TATIM, D. C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

FALCONI, V. C. Gerência da qualidade total. Belo Horizonte: Fundação Christian Ottoni, 1989.

FERNANDES, Flavio Cesar Faria; GODINHO FILHO, Moacir. Planejamento e controle da produção: dos fundamentos ao essencial. São Paulo: Atlas, 2010.

HARRINGTON, James. Aperfeiçoando processos empresariais. São Paulo: Makron Books, 1993.

HELDER, R. R. Como fazer análise documental. 1 ed. São Paulo: Porto Universidade de Algarve, 2006.

HOLANDA, L. M. C.; SOUZA, I. D.; FRANCISCO, A. C. Proposta de aplicação do método DMAIC para melhoria da qualidade dos produtos numa indústria de calçados em Alagoa Nova-PB. GEPROS, 2013.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia cientifica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MOREIRA, Daniel A. Administração de produção e operações. São Paulo: Pioneira, 2004. 619 p.

MOURA, R. A. kanban: a simplicidade do controle da produção. São Paulo: instituto de movimentação e armazenagem de materiais – IMAM, 1989.

MAYER, R. R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1990.

Neumann, C.; SCALICE, R. R. Projeto de fábrica e layout. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

OLIVEIRA, D.P.R. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 12ª Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007. Oliveira, M. M. Organização, sistemas e métodos: uma visão contemporânea. São Paulo: Prentice Hall, 2011.

OTTOBONI, C.; PAGNI, T.E.M. A importância do mapeamento de processos para a implementação do Balanced Scorecard. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, Anais...Ouro Preto: ABEPRO, 2003. TUBINO, D. F. Manual de Planejamento e Controle da produção.

PALOMINO, R. C.; CARLI, F. S. Proposta de modelo de controle de estoques em uma empresa de pequeno porte. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 28., 2008, Rio de Janeiro. Anais: Rio de Janeiro, ABEPRO, 2008.

PANSONATO, Roberto – Lean Manufacturing [recurso eletrônico] Roberto Pansonato. Curitiba: Contentus, 2020. 103 Profª. Nair F. da C. Schlindwein. Unidade 1 Sistema de Produção. Disponível em:https://livrodigital.uniasselvi.com.br/LOD10_logistica_de_producao_e_servicos/u nidade1.html?topico=1, acessado em 19/03/2022.

POZO, H. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

REIS, M. F. C. T. Metodologia da Pesquisa. 2 ed. Curitiba: IESDE, 2009.

SANTORO, M. C. M.; HENRIQUE, L. Planejamento e projeto de arranjo físico de fábrica de motores. Salvador 2001.

Slack, N.; Chambers S.; Johnston, R. Administração da produção. 3ed: São Paulo: Atlas, 2009. 391p 2009.

SOUSA, L. H. S. S.; LIMA, M. A. Metodologia para prática docente em Projeto de Fábrica e Layout. XIV ENCONTRO MINEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, Juiz de Fora: Anais, 2018.

STANDLER, H.; SELEME, R. Controle de Qualidade – as ferramentas essenciais. Bahia; IBPEX, 2010.

TUBINO, D. F. Manual de Planejamento e Controle da Produção. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Wandick Leão. O Processo de Transformação: Input e Output. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/o-processo-de-transformacao-input-e-outputentrada-e-saida, acessado em 19/03/2022.

https://periodicos.ufjf.br/index.php/producaoeengenharia/article/view/28793

https://www.infoescola.com/administracao_/lead-time/

https://www.publi.com.br/5w2h-o-que-e-e-como-aplicar-no-seu-planejamento/ figura 5w2h


Apontamentos

  • Não há apontamentos.