PEDAGOGIA HOSPITALAR: O DIREITO À EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS E JOVENS EM SITUAÇÃO DE INTERNAMENTO HOSPITALAR

Wanessa Caldart, Ana Paula Lima Candido e Silva, Gisele Camargo Vieira, Macylenne Alves de Moraes Silva Quirino, Nilcéia Nunes do Amaral

Resumo


A educação é um direito de todos e deve ser garantido igualmente para crianças e jovens em situação de internamento hospitalar, fundamentando-se em um levantamento teórico descreve-se marcos históricos e legais referentes à trajetória da Pedagogia Hospitalar, a atuação do pedagogo, a relação com a criança e o jovem hospitalizado e com a família. Propõe-se investigar através de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, o atendimento da pedagogia hospitalar através de entrevista com uma família residente no município de São José dos Pinhais com o objetivo de verificar se as necessidades educacionais estão sendo supridas através do atendimento. Também utilizando-se de entrevista estruturada obteve-se informações de uma pedagoga escolar e uma pedagoga hospitalar a respeito da atuação desse profissional em hospitais.


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