PROPOSTA PARA ELEVAR A SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO AO INDICADOR EMPODERAMENTO DA EMPRESA SOFTWARE BRASIL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
Resumo
O presente trabalho consiste em uma pesquisa de campo que foi realizada em uma empresa atuante no ramo de desenvolvimento de novas tecnologias e possui como objetivo apresentar uma proposta para elevar o nível de satisfação dos colaboradores perante o indicador empoderamento da organização estudada. No decorrer do desenvolvimento, foi necessário elaborar as fundamentações dos conceitos baseados em autores sobre motivação, empoderamento, downsizing e cultura organizacional. Através de uma entrevista semiestruturada realizada com um dos gestores da empresa, pôde-se observar as práticas adotadas pela organização, bem como compreender o problema enfrentado para estabelecer uma proposta de melhoria dos processos adotados. Através desta, observou-se que existe uma dificuldade em manter o nivelamento de satisfação dos colaboradores elevado, pois tal indicador está estagnado 4 meses seguidos, inclusive abaixo da meta esperada pela empresa. Para a realização da análise das possíveis causas, bem como a busca por alternativas de solução e plano de ação, foram utilizados o diagrama de causa e efeito Ishikawa, Matriz GUT, 5W2H. Além disso, foram usufruídas com o intuito de complementar o estudo, o benchmarking, brainstorming, pesquisa de campo, pesquisa na internet, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevista semiestruturada, observação participativa e o cronograma das atividades. Com base nos levantamentos das possíveis causas, foram elaborados três planos de ação com o intuito principal em atacar as três principais causas apontadas para o baixo índice de satisfação da equipe.
Palavra-chave: 1 - Satisfação. 2 - Colaboradores. 3 - Motivação. 4 - Pandemia. 5 - Empoderamento.
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PDFReferências
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