COMO AUMENTAR A RETENÇÃO DE COLABORADORES?

Ana Kely Koberstay, Brenda Messias Grassi, Camila do Rocio Machado, Emilly Caroline Silva Santos, Evelin Evaristo Fernandes, Giovana Balancieri, Lariane Vitoria Lara Cavallin

Resumo


Este trabalho é uma pesquisa de campo realizada em uma empresa de comercialização de veículos pesados, localizada em São José dos Pinhais/PR. Através de reuniões e dados fornecidos pela empresa foi identificado um alto índice de rotatividade. Diante disso, definiu-se como objetivo geral do trabalho apresentar um plano de ação para reter os colaboradores com permanência de até 12 meses na empresa e três objetivos específicos, identificar as causas do problema, buscar alternativas de soluções para as causas priorizadas e elaborar o plano de ação com possíveis soluções para as causas priorizadas. Os objetivos foram atingidos, pois foram identificadas as causas, foram apresentadas alternativas de soluções e elaborado o plano de ação, visando a retenção dos colaboradores. As metodologias utilizadas foram: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, entrevista não estruturada, observação participante, brainstorming, matriz GUT, artigo científico, benchmarking e 5W2H. Por meio dos dados coletados foram levantadas 9 causas, após isso priorizou-se 5 causas na matriz GUT, em seguida para buscar soluções foi feito um brainstorming entre a equipe de pesquisa, um benchmarking em  3 empresas da região e pesquisas em artigos científicos, a partir das alternativas de soluções para o problema, elaborou-se um plano de ação com a utilização do 5W2H sugerindo ações para cada umas das causas priorizadas. Sendo elas implantações de plano de cargos e salários, plano de carreira, avaliação de resultados, elaboração de LNT, aplicação de treinamentos aos colaboradores e aos gestores.

 

Palavras-Chave: Turnover. Gestão de Pessoas. Rotatividade. Plano de Carreira. 


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