ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO DE UMA PEDAGOGA DE ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PARA ANÁLISE DAS AÇÕES DESTA DURANTE A PANDEMIA

Cristiane Aparecida Schelbauer Mollin, Kethlyn Cristina dos Reis Franco, Maria de Fátima Leme Hilário, Ruth Dayane da Silva Pacheco, Eli Carlos Dal´Pupo

Resumo


Este estudo de caso tem por objetivo compreender o desempenho da função de um pedagogo e a relação deste para o cumprimento da função social da escola.

A participação da pedagoga no estudo foi voluntária e sigilosa. Ela faz parte de uma escola pública de São José dos Pinhais. Realizou-se a análise descritiva dos dados obtidos através da aplicação de questionário pelo sistema de formulários do Google. A entrevistada é formada em pedagogia há sete anos, trabalha como pedagoga no ensino fundamental I em uma escola municipal com 455 alunos, 36 professores, 2 pedagogas e 2 gestores. No momento da entrevista a escola estava com ensino remoto se preparando para o híbrido. Para a pedagoga os maiores desafios têm sido garantir que o processo de ensino aprendizagem aconteça, falta de uma plataforma e materiais adequados para a gravação de vídeos e aulas online. Outro desafio tem sido o atraso por parte das famílias para retirada e devolução das atividades não presenciais assim como lidar com o luto que muitos estudantes e famílias ainda estão vivendo. 

Durante o período de isolamento o contato da escola com as famílias foi feito de três maneiras: utilizando a internet via WhatsApp e e-mail, por ligação telefônica, e com atendimento presencial nos casos necessários.

Feita a coleta de dados, com base nas respostas da pedagoga, sugerimos e recomendamos algumas ações da quais veremos no decorrer do trabalho.


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Referências


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LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: alternativa, 2004.

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