PLANO DE AÇÃO PARA REDUZIR O ALTO ÍNDICE DE NÃO CONFORMIDADE EM UMA INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS

Daniel Henrique Pinheiro, Clayssom Dos Santos Lima, Juarez Moreira De Freitas Junior, Amanda Schnekemberg Chmura, Wiliam De Andrade Nunes

Resumo


Este trabalho tem como principal objetivo reduzir o índice de não conformidades recorrentes na indústria de plásticos S/A localizado em São José dos Pinhais PR. Os métodos e técnicas utilizadas foram pesquisa de campo, pesquisa de internet, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, observação não participativa, entrevista informal, brainstorming e benchmarking, contribuíram na coleta de dados e a elaboração do plano de ação. Na empresa observou-se alguns problemas relacionados a não conformidade, após análises internas identificou-se possíveis causas e foram priorizadas através da utilização da matriz GUT as mais recorrentes e de maior impacto que são: falta de padronização, falta de operação padrão, falta de padronização na peça padrão e etiqueta trocada. Foram desenvolvidas ferramentas de qualidade e de gestão visual para implementação de um plano de melhorias no processo produtivo, visando reduzir o índice de não conformidade dos produtos. As soluções obtidas através de benchmarking’s e brainstorming e ações apresentadas são: padronização do documento operacional, atualização da bancada de trabalho com o quadro de gestão visual. No segundo semestre, a equipe de pesquisa juntamente com o gestor de produção da empresa farão a implantação das ações apresentadas.

Palavras-chave: 1 - Qualidade. 2 - Não conformidade. 3 -Ferramentas da qualidade.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Cruz Jusimar da. Gestão Estratégica De Processos como Instrumento De gerenciamento De Custos: Análise de Uma Fábrica De Blocos De concreto, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 04, abr.

ASHFORD, J. L. A gestão da qualidade na construção. London: e – library, 2003.

BOND, M. BUSSE, A. PUSTILNICK. R. QUALIDADE TOTAL: O que é e como alcançar. 1.ed. CURITIBA: Intersaberes, 2012.

BURATI, J. L. Causas de desvios de qualidade em projeto e construção. 1 ed. Estados unidos: Jornal de Engenharia, 2021.

CAMARGO. W. Controle de qualidade total. 1 ed. Curitiba: E-TEC, 2011.

CASTRO, D. Internet, tornando-se um usuário avançado. 1 ed. São Paulo: Clube de autores, 2010.

COSTA. T. O mundo da qualidade. 3 ed. São Paulo: Clube dos autores, 2018.

FONSECA, J. Metodologia da pesquisa cientifica. Fortaleza: UECE, 2002.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

GROSBELLI, A. C. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em:http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12822. Acesso em: 28 de março. 2021

GIORDANI, R.J. Do projeto ao relatório de pesquisa 1 ed. Curitiba :Clube dos autores, 2013.

HESS. C. Qualidade aplicada. 1. ed. São Paulo: Labrador, 2021.

JURAN, M.J. Fundamentos da qualidade para líderes. 1ª. Ed. Porto Alegre:ISBN,2015.

KAUFMANN, A entrevista compreensiva, 1 ed. Vozes: Rio de Janeiro, 2013.

LAKATOS, E.M; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.

LIMA, H. M. Aplicação de Ferramentas da Gestão da Qualidade e Ambiente na Resolução de Problemas. Portugal: Universidade da Madeira, 2007.

LUCINDA, M. A. Qualidade fundamentos e práticas. 1 ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2010.

LOPES, H. Auditoria Interna, 1 ed. Curitiba: Audit, 2019.

LOPES. C. Líder. 1 ed. Paraná: Manaus, 2013.

MAIA, N. A Cidade Na Ficção De Adolfo Caminha E Outros Ensaios. São Paulo: Clube dos autores, 2011.

MARQUES. W.L. QUALIDADE. 1 ed. Paraná: Fundação Biblioteca Nacional, 2010.

MORAES, F. C. C. Desafios Estratégicos em Gestão de Pessoas. 1 ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2012.

PEARSON. Gestão da qualidade.1. ed. São Paulo: Globaltec, 2010.

RAUEN, F.J. Roteiros De Investigação Científica, 1 ed. Tubarão: Clube do Livro 2018.

SANTOS. A. PPCP. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2015.

Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos19/26428243.pdf.

SILVA, J. Gestor de qualidade: Líder ou chefe? 3ª. ed. São Paulo: Clube de Autores, 2015.

SILVA. R. Qualidade, Padronização e Certificação.1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2017.

SOSNOWSKI, A. S. Empreendedorismo para Leigos. 1 ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

STADLER, H., SELEME, R. Controle da qualidade: as ferramentas essenciais. 20 ed. Curitiba: Ibpex. 2008.

TOMÁS. J. Somos todos magos. 1 ed. São Paulo: Chiado, 2015.

TAKESHI, J. U. Fundamentos e Conceitos da Qualidade. 1 ed. São Paulo: Senac, 2017.

VERRI, L. Iniciação A Administração E Controle Da Produção: Produção ao menor custo. 1ª. ed. São Paulo: Clube de Autores, 2005.

FRANCISCHINI A. P. Indicadores de desempenho. 1 ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

VERRI. L.B. Como fixar a administração da qualidade na empresa. 1 ed. Rio de Janeiro: Copyright, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.