PLANO DE AÇÃO PARA REDUZIR O ALTO ÍNDICE DE NÃO CONFORMIDADE EM UMA INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS
Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo reduzir o índice de não conformidades recorrentes na indústria de plásticos S/A localizado em São José dos Pinhais PR. Os métodos e técnicas utilizadas foram pesquisa de campo, pesquisa de internet, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, observação não participativa, entrevista informal, brainstorming e benchmarking, contribuíram na coleta de dados e a elaboração do plano de ação. Na empresa observou-se alguns problemas relacionados a não conformidade, após análises internas identificou-se possíveis causas e foram priorizadas através da utilização da matriz GUT as mais recorrentes e de maior impacto que são: falta de padronização, falta de operação padrão, falta de padronização na peça padrão e etiqueta trocada. Foram desenvolvidas ferramentas de qualidade e de gestão visual para implementação de um plano de melhorias no processo produtivo, visando reduzir o índice de não conformidade dos produtos. As soluções obtidas através de benchmarking’s e brainstorming e ações apresentadas são: padronização do documento operacional, atualização da bancada de trabalho com o quadro de gestão visual. No segundo semestre, a equipe de pesquisa juntamente com o gestor de produção da empresa farão a implantação das ações apresentadas.
Palavras-chave: 1 - Qualidade. 2 - Não conformidade. 3 -Ferramentas da qualidade.
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, Cruz Jusimar da. Gestão Estratégica De Processos como Instrumento De gerenciamento De Custos: Análise de Uma Fábrica De Blocos De concreto, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 04, abr.
ASHFORD, J. L. A gestão da qualidade na construção. London: e – library, 2003.
BOND, M. BUSSE, A. PUSTILNICK. R. QUALIDADE TOTAL: O que é e como alcançar. 1.ed. CURITIBA: Intersaberes, 2012.
BURATI, J. L. Causas de desvios de qualidade em projeto e construção. 1 ed. Estados unidos: Jornal de Engenharia, 2021.
CAMARGO. W. Controle de qualidade total. 1 ed. Curitiba: E-TEC, 2011.
CASTRO, D. Internet, tornando-se um usuário avançado. 1 ed. São Paulo: Clube de autores, 2010.
COSTA. T. O mundo da qualidade. 3 ed. São Paulo: Clube dos autores, 2018.
FONSECA, J. Metodologia da pesquisa cientifica. Fortaleza: UECE, 2002.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
GROSBELLI, A. C. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em:http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12822. Acesso em: 28 de março. 2021
GIORDANI, R.J. Do projeto ao relatório de pesquisa 1 ed. Curitiba :Clube dos autores, 2013.
HESS. C. Qualidade aplicada. 1. ed. São Paulo: Labrador, 2021.
JURAN, M.J. Fundamentos da qualidade para líderes. 1ª. Ed. Porto Alegre:ISBN,2015.
KAUFMANN, A entrevista compreensiva, 1 ed. Vozes: Rio de Janeiro, 2013.
LAKATOS, E.M; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.
LIMA, H. M. Aplicação de Ferramentas da Gestão da Qualidade e Ambiente na Resolução de Problemas. Portugal: Universidade da Madeira, 2007.
LUCINDA, M. A. Qualidade fundamentos e práticas. 1 ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2010.
LOPES, H. Auditoria Interna, 1 ed. Curitiba: Audit, 2019.
LOPES. C. Líder. 1 ed. Paraná: Manaus, 2013.
MAIA, N. A Cidade Na Ficção De Adolfo Caminha E Outros Ensaios. São Paulo: Clube dos autores, 2011.
MARQUES. W.L. QUALIDADE. 1 ed. Paraná: Fundação Biblioteca Nacional, 2010.
MORAES, F. C. C. Desafios Estratégicos em Gestão de Pessoas. 1 ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2012.
PEARSON. Gestão da qualidade.1. ed. São Paulo: Globaltec, 2010.
RAUEN, F.J. Roteiros De Investigação Científica, 1 ed. Tubarão: Clube do Livro 2018.
SANTOS. A. PPCP. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2015.
Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos19/26428243.pdf.
SILVA, J. Gestor de qualidade: Líder ou chefe? 3ª. ed. São Paulo: Clube de Autores, 2015.
SILVA. R. Qualidade, Padronização e Certificação.1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2017.
SOSNOWSKI, A. S. Empreendedorismo para Leigos. 1 ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
STADLER, H., SELEME, R. Controle da qualidade: as ferramentas essenciais. 20 ed. Curitiba: Ibpex. 2008.
TOMÁS. J. Somos todos magos. 1 ed. São Paulo: Chiado, 2015.
TAKESHI, J. U. Fundamentos e Conceitos da Qualidade. 1 ed. São Paulo: Senac, 2017.
VERRI, L. Iniciação A Administração E Controle Da Produção: Produção ao menor custo. 1ª. ed. São Paulo: Clube de Autores, 2005.
FRANCISCHINI A. P. Indicadores de desempenho. 1 ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
VERRI. L.B. Como fixar a administração da qualidade na empresa. 1 ed. Rio de Janeiro: Copyright, 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.