REDUÇÃO DO ÍNDICE DE NÃO CONFORMIDADES DE PARAFUSAMENTO DA COLUNA DE DIREÇÃO VEICULAR EM UMA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

Leonardo Henrique Faria, Anderson Lima Gonçalves, Lilhane Moro Ramos, Lucas Eduardo de Oliveira Costa, Luiz Celso Mafra Junior, Mahadson Gabriel Gonçalves de Oliveira

Resumo


Este trabalho é uma pesquisa de campo realizado em uma empresa do ramo automotivo, localizada na cidade de São José dos Pinhais e teve como objetivo geral reduzir o índice de não conformidades de parafusamento de um componente na coluna de direção veicular, os objetivos específicos foram identificar as causas do problema, buscar solução para as causas priorizadas e elaborar um plano de ação. Alguns métodos foram utilizados para a elaboração deste trabalho, a realização de pesquisa de campo e observação participativa da organização, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de internet. Os principais temas fundamentados foram qualidade organizacional, controle estatístico de processos e sistemas de gestão de qualidade, além de demais temas complementares. A pesquisa realizada dentro da organização, foi possível realizar a implantação das ações que são: a validação do processo de parafusamento do componente, emissão de um documento de padronização do processo. Com implantação das ações citadas o objetivo foi atingido pois a linha de produção vem apresentando zero defeitos. O conhecimento proporcionado fez com que todos da equipe vejam perante o mercado e as indústrias como se destaca uma empresa que visa a qualidade em seus processos, verificando sempre melhorias contínuas dia após dia, até alcançarem suas metas e resoluções com foco e dedicação.

 

Palavras-Chave:  1 - Qualidade. 2 - Processos. 3 - Não conformidade.


Texto completo:

PDF

Referências


ARNOLD, J. R. Tony. Administração de materiais: uma introdução. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

AVELINO, Ana Cristina. Qualidade no processo de produção: um modelo de gestão para garantir a qualidade de acabamento das carrocerias em chapa na linha de produção, Dissertação de Mestrado, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

BELL, Judith. Projeto de Pesquisa: Guia para Pesquisadores Iniciantes em Educação, Saúde e Ciências Sociais. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

BRANDAU, Ricardo; MONTEIRO, Rosangela; BRAILE, Domingo M. Importância do uso correto dos descritores nos artigos científicos. Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery, v. 20, n. 1, p. VII-IX, 2005.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

COSSON, Rildo. Letramento literário: Teoria e prática. 1. ed. São Paulo: Contexto Editora, 2006.

CROSBY, P. A utilidade da ISO, Revista Banas Qualidade, São Paulo, julho, pp. 40-50, 2000.

DAYCHOUW, Merhi. 40 Ferramentas e técnicas de gerenciamento. 6. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2016.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. 1. ed. Rio Grande do Sul: UFRGS editora, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GODOY, M. H. C. Brainstorming. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2001.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LOENERT, M. Análise de modelo de gestão da qualidade em companhias de saneamento: um estudo de caso, Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

LUCINDA, Marco Antonio. Qualidade – Fundamentos e Práticas. 1. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2010.

MATTAR, J. Metodologia científica na área da informática. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

MINICUCCI, A. Técnicas do trabalho de grupo. São Paulo: Atlas, 2001.

MOREJÓN, M. A implantação do processo de qualidade ISO 9000 em empresas educacionais. Tese de Doutorado, Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

OAKLAND, J. Gerenciamento da qualidade total, São Paulo: Nobel, 1994.

PEREIRA, Mauricio Gomes. Estrutura do artigo científico. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 21, n. 2, p. 351-352, jun. 2012.

PIANA, Maria Cristina. A construção do perfil do assistente social do cenário educacional. 1. ed. São Paulo: UNESP, 2009.

SLACK, N.; CHAMBERS, S. & JOHNSON, R. Administração da Produção. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

TUBINO, D. F. Manual de planejamento e controle da produção. São Paulo: Atlas, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.