PROPOSTA PARA REDUZIR O TEMPO DE SETUP NA LINHA KALIX 603 DE MAQUIAGEM EM UMA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS

Caio Alves Santos, Carlos Eduardo Stachuka Munhoz, Leonardo Marques, Maikon Rodrigo Branco, Mylena Caroline da Rosa

Resumo


O presente trabalho integrador visa propor soluções para a diminuição de tempos de setup do processo produtivo da linha Kalix 603. Na tentativa de melhorar alguns tempos de setups, a empresa, buscando soluções alternativas para obter novas ideias para solucionar o problema, disponibilizou todas as informações necessárias para que este trabalho pudesse se desenvolver, propondo ideias para otimizar os tempos de paradas. Assessorados por uma equipe da própria empresa, o trabalho foi desenvolvido por meio de reuniões entre os integrantes da equipe e o staff da empresa. No decorrer do processo de desenvolvimento do trabalho, foram enviados vídeos dos setups da Kalix 603, os quais foram de suma importância para a análise detalhada do processo e também para a obtenção de novas ideias para a resolução do problema de tempos elevados. Notou-se que em determinados estágios do processo de troca de equipamento de produção, os responsáveis pelos setups não contavam com ferramentas e equipamentos como: suportes, parafusos, parafusadeira e demais equipamentos para a otimização do trabalho, causando atrasos consideráveis no fim dos processos foram identificadas 11 causas e priorizadas 6. Tendo isso em vista, a equipe trabalhou visando resolver os pontos nos quais se obteria uma redução de tempo considerável a partir da compra de ferramentas, padronização de setup, confecção de suporte para mangueira de abastecimento, adição de manípulos, substituição de parafusos, compra de uma parafusadeira pneumática e a reestruturação de proteções de acrílico.

 

Palavras chave: Setup - produção - processo.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, L. C. G. Organização de sistemas: e Métodos e as tecnologias de gestão organizacional. 5. ed. São Paulo : Atlas, 2010.

BARRAL, Welber. Metodologia da pesquisa jurídica. 5 ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2007

ANTUNES, Junico. Sistemas de produção: conceitos e práticas para projeto e gestão da produção enxuta. Porto Alegre: Bookman, 2008.

CESAR, P. M. F. I. G. FERRAMENTAS BASICAS DA QUALIDADE. 1. ed. São Paulo: Biblioteca 24h, Seven System Internacional LTDA., 2011.

CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos / Idalberto Chiavenato -2. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 – 8º Reimpressão.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão da Produção - uma Abordagem Introdutória. 3. ed. Barueri: Manole, 2014.

CRAVO, E. Processos industriais o que são como funcionam e como gerir. Disponível em: Acesso em 18/04/2021

CRUZ, Tadeu. Processos organizacionais e métodos. 5.ed. Rio de janeiro Grupo editora nacional, 2020.

CUSTODIO, Marcos Franqui. Gestão da Produtividade e Qualidade. 1. ed. São Paulo: Pearson, 2015.

DAYCHOUM, M. 40 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.

FONSECA Jose. Metodologia da pesquisa cientifica. UECE Ceara, 2002.

LENZI, Fernando Cesar; KIESEL, Marcio Daniel; ZUCCO, Fabricia Durieux. Ação Empreendedora. 1. ed. São Paulo: Gente , 2010.

LOBO, L. N. Gestão da qualidade / Renato Nogueira Lobo. -2. Ed. – São Paulo: Érica 2020. 216 p

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MATTOS, J. R. L.; GUIMARÃES, L. S. Gestão da Tecnologia e Inovação: uma abordagem prática. São Paulo: Saraiva, 2005.

MOREIRA, Daneil, Administração da produção e operações. Daniel Moreira. - São Paulo Saraiva, 2012.

Paranhos Filho, Moacyr, Gestão da Produção Industrial / Moacyr Paranhos Filho – Curitiba: Ibpex 2007.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia Cientifica . 3. ed.São Paulo: Loyola, 2005.

RODRIGUES, Marcus Vinícius. Entendendo, aprendendo e desenvolvendo sistema de produção Lean Manufacturing. 2 ed. Rio de janeiro: Elsevier Editora 2016.

ROSA, LEANDO C: Introdução ao controle estatístico de processos – Santa maria : Ed da UFSM, 2015

SELEME, Robson; STADLER, Humberto. Controle da qualidadade: As ferramentas essenciais . 2. ed. Curitiba: IBPEX X , 2010.

SIQUEIRA, Jairo. Criatividade Aplicada: Habilidades e técnicas essenciais para a criatividade, inovação e solução de problemas. 1. ed. São Paulo: Autor Independente, 2015.

SIQUEIRA, João Paulo Lara de. Gestão de produção e operações. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

SHINGO, Shigeo, O sistema Toyota de produção: o ponto de vista da engenharia de produção / Shigeo Shingo; tradução Eduardo Schann – dados eletrônicos – Porto Alegre: Boolman, 2007.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 34 ed. Petrópilis: Vozes, 2015.

LEVINE, John R.; YOUNG, Margaret Levine. Internet para leigos. 13 ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.