A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM INSTITUIÇÕES DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA (RMC)

Amanda Cristina Truber Chagas, Paloma da Silva Mendes, Stela Cristina de Oliveira, Jéssica da Silva Gaspari, Camila Cristina Borges Siqueira, Paloma Natasha de Morais Pereira

Resumo


O presente artigo tem como objeto de pesquisa o trabalho dos pedagogos e educadores sociais, explorando suas contribuições dentro do Centro de Referência da Assistência Social, na Região Metropolitana de Curitiba, considerando o contexto atual pandêmico. Para investigarmos as contribuições destes profissionais nesta região, realizamos uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e como técnica de pesquisa, um questionário com doze questões que foi direcionado à três pedagogos atuantes na área, visando coletar informações do campo pesquisado. A devolutiva dos questionários e análise das respostas proporcionou apontamentos a respeito da diversidade do campo de atuação, bem como, a relevância desse profissional e a sua formação, tendo como maior enfoque o âmbito familiar, podendo-se observar que os atendimentos ocorrem com indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Sua atuação ocorre diretamente com planejamento, desenvolvimento de estratégias, tomada de decisões, orientações, e entre outros, para melhor resolução dos problemas das pessoas atendidas nessa instituição. Sendo assim, ao longo da pesquisa foi possível ter um melhor entendimento a respeito dessa área de atuação do pedagogo.

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