ESTUDO EXPLORATÓRIO PARA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DESTINADO A GERENCIAMENTO DE CLIENTES E ORÇAMENTOS EM UMA OFICINA MECÂNICA LOCALIZADA EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Clístenes Grizafis Bento, Bruna Pereira das Neves, Diego Murilo Sousa da Luz, Leonardo Pestilo dos Santos, Luiz Henrique Pereira Isbaes, Ozeias Mateus Santos Thomaz

Resumo


Com o crescimento contínuo da frota de veículos, os índices de empresas de manutenção automotiva expandiram-se. O trabalho integrador teve como motivação facilitar o atendimento e gestão de clientes e orçamentos em uma oficina mecânica situada em São José dos Pinhais. O objetivo geral foi desenvolver um protótipo de um software para controle de orçamento e fluxo de clientes na empresa. A metodologia aplicada foi pesquisa bibliográfica, documental e de internet com os temas relacionados ao assunto, bem como entrevistas formal e informal, e observação não participativa, a fim de compreender o problema e definir os requisitos. A fundamentação teórica abordou engenharia de requisitos, UML e prototipagem. Após a construção do protótipo, realizou-se a validação e avaliação dos resultados. A avaliação ocorreu por etapas e foi realizada pela equipe de desenvolvimento do projeto. Os testes de avaliação demonstraram que a implementação do sistema pode otimizar o controle de processos de gerenciamento de clientes, veículos e orçamentos, proporcionando mais qualidade no atendimento ao cliente, bem como redução de tempo de entrada do veículo para a realização de orçamento e saída do conserto.


Texto completo:

PDF

Referências


AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design thinking. Tradução de Mariana Belloi. rev. Porto Alegre: Bookman, 2011.

DAMASCENO, Wellington S; JUNIOR, Airton S. V. Setor automotivo e oportunidades para o nordeste. Banco do Nordeste. Ano V. nº 02. 2011. Disponível em . Acesso em: 28 set. 2020.

FOWLER, Martin. UML Essencial: Um breve guia para linguagem-padrão de modelagem de objetos. 3 ed. Tradução de João Tortello. São Paulo: Bookman, 2014.

FRANCO, Camila A. G. S. Ferramenta Computacional para o Apoio ao Processo de Acompanhamento de Aquisição e Desenvolvimento das Competências do Aluno do Curso de Medicina. 142 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia em Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2012.

GIL, Antonio C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GUEDES, Gilleanes T. A. UML 2: uma abordagem prática. 3 ed. São Paulo: Novatec Editora, 2011.

IBGE. Frota de veículos: São José dos Pinhais. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/sao-jose-dos-pinhais/pesquisa/22/28120?ano=2018>. Acesso em 12 out. 2020.

LISBÔA, Maria G. P.; GODOY, Leoni P. Aplicação do método 5W2H do processo produtivo do produto: a joia. Iberoamerican Jornal of Industrial Engineering. Florianópolis – SC, v. 4, n. 7, p. 32-47, 2012.

MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva M. Fundamentos de Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MACHADO, Felipe N. R. Análise e gestão de requisitos de software: onde nascem os sistemas. 1 ed. São Paulo: Érica, 2011.

MACHADO, Luis C. Modelo conceitual integrando prototipagem rápida e delineamento de experimentos na concepção de novos produtos. 95 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2013.

MARTINS, José C. C. Gerenciando Projetos de desenvolvimento de Software com PMI, RUP e UML. 5 ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2010.

MEDEIROS, Ernani. Desenvolvendo software com UML 2.0: definitivo. São Paulo: Pearson Makron Books, 2010.

MORAIS, Izabelly S. de et al. Introdução a big data e internet das coisas (IoT). Porto Alegre: SAGAH, 2018.

PEPPE, Arthur M. et al. Ultilização do software arena para análise de um sistema de atendimento comercial automotivo. Tekne e logos. Botucatu – SP, v. 8, n. 2. P 2 – 15, 2017.

PRESSMAN, Roger; MAXIM, Bruce. Engenharia de Software: uma abordagem professional. 8.ed. Porto Alegre: AMGH, 2016

SERIO, Luiz C. D.; VASCONCELLOS, Marcos A. de. Estratégia e Competividade empresarial: Inovação e criação de valor. São Paulo: Saraiva, 2017.

SANTOS, Robson L. G. Usabilidade de interfaces para sistemas de recuperação de informação na web: estudo de caso de bibliotecas on-line de universidades federais brasileiras. 347 f. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

SOMMERVILLER, Ian. Engenharia de Software; tradução Ivan Bosnic e Kalinka G. de O. Gonçalves; revisão técnica Kechi Hirama. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

TERRA. Setor de autopeças mantém crescimento no Brasil. Disponível em: < https://www.terra.com.br/noticias/dino/setor-de-autopecas-mantem-crescimento-no-brasil,ef7a328e3f56e005670e68ca6e5dec6cvpmivu2k.html>. Acesso em 12 out. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.