PROPOSTA PARA REDUÇÃO DO ÍNDICE DE CARREGAMENTOS DE VASILHAMES EM ATRASO NO FORNECEDOR

Thiago Da rosa, Augusto Henrique de Farias Menna Barreto Monclaro, Guilherme Alcidio Rocco Alcidio Rocco, João André de Souza Boniszewski, Lucas Algei Zocollotti

Resumo


Este trabalho integrador é uma pesquisa de campo o qual foi desenvolvido em uma empresa de Logística, localizada na cidade de São José dos Pinhais no estado do Paraná. Através de dados formecidos pela empresa foi identificado um alto índice de carregamentos de vasilhames em atraso no fornecedor do cliente para o qual a empresa em estudo presta serviços de transporte. Diante disso, definiu-se como objetivo geral elaborar um plano de ação para reduzir o alto índice de carregamentos de vasilhames em atraso no fornecedor. As metodologias utilizadas foram: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, entrevista informal, observação participante, brainstorming, diagrama de ishikawa, matriz GUT, artigo científico, benchmarking e 5W2H. Para a fundamentação teórica pesquisou-se os principais temas relacionados à logística, gestão logística, custos logísticos, transportes, modais de transporte, gestão de qualidade em serviços de transportes, gestão da cadeia de suprimentos, estoque, embalagens e expedição. Por meio dos dados coletados foram levantadas 15 causas que foram aplicadas no diagrama de Ishikawa das quais foram priorizadas 6 com a utilização da matriz GUT, sendo elas: rotas mal definidas, falta de central de tráfego na filial de são josé dos pinhais, rastreadores sem funcionamento, planejamento mal programado de cargas no cliente, divergências de comunicação entre torre de controle, filiais e motoristas e demora na emissão de notas fiscais. Em seguida, para buscar soluções foi feito um brainstorming com os operadores do setor de expedição da própria empresa, um benchmarking em uma empresa de logistica e pesquisas em artigos cientifcos. A partir das alternativas de soluções elaborou-se um plano de ação com a utilização do 5W2H, sugerindo ações para cada umas das causas priorizadas, que se implantadas as ações solucionarão 11 causas, com isso reduzindo o alto índice de carregamentos de vasilhames em atraso no fornecedor.

 

Palavras-chave: 1 - Logística. 2 - Transportes. 3 - Pontualidade nas entregas.

Texto completo:

PDF

Referências


ALENCAR J. T. Logística como Forma de Sobrevivência. 2015. São Paulo

ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ANTUNES, F. R. A tecnologia da informação na gestão da cadeia de suprimentos. 2015. 44 p. Monografia (Especialização). Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2015.

ARNOLD, J. R. Tony. Administração de materiais. São Paulo: Atlas, 1999.

ARAÚJO, Luis César G. de. Organizações, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional: arquitetura organizacional, benchmarking, empowerment, gestão pela qualidade total, reengenharia: volume 1. 4. ed. 2. reimpressão. São Paulo: Atlas, 2009.

ARBACHE, ². S. [et. al.]. Gestão de logística, distribuição e trade marketing. 4º ed. Rio de Janeiro: Editora ²GV, 2011.

BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais, distribuição física. São Paulo. Ed. Atlas. 1993.

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BARAT, Josef. Logística e transporte no processo de globalização: oportunidades para o Brasil. São Paulo: Editora UNESP: IEEI, 2007.

BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2003.

BERTAGLIA, Paulo R. Logística e Gerenciamento de Cadeia de Abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2009.

BEZERRA, Taynara tenorio Cavalcante. CARVALHO, Marcus Vinicius Paim Souza. CARVALHO Isadora Menezes. PERES, Wagner Oliveira Marques. BARROS, Karina Onety de. Aplicação das ferramentas da qualidade para diagnóstico de melhorias numa empresa de comercio de materiais elétricos. Enegep, 2014.

BEHR, Ariel et al. Gestão da biblioteca escolar: metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca: Ci. Inf., Brasília, vol 37 nº 2 ago 2008, p 32-42.

BRASIL. CNT – Confederação Nacional do Transporte. Notícias CNT 2014.

BRASIL, Escola Nacional de Administração Pública. Análise e Melhoria de Processos. Brasília-DF, 2009.

BRASIL, Ministério da Defesa do. Programa de Excelência Gerencial- Análise e melhoria de Processos. Exército Brasileiro, 2016.

BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2001.

BOWERSOX, D. J. et al. Gestão logística de cadeias de suprimentos. Porto Alegre, RS: Artmed Editora S.A., 2002. 528 p.

BOWERSOX, Donald .J. Logística Empresarial. São Paulo, Editora Atlas S.A, 2007.

CARVALHO, A. V. de. Aprendizagem Organizacional em tempos de mudança. São Paulo: Editora: Pioneira Administração e Negócios, 1999.

CASTIGLIONI, José Antônio de Mattos- Logística Operacional: Guia Prático /– 2. ed. São Paulo: Érica, 2009.

CHING, Yuh Ching. Gestão de estoque na cadeia de Logística integrada – Supply Chain. 4 ed.- São Paulo: Atlas 2010.

CHRISTOPHER, M. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

COBRA, Marcos Henrique Nogueira. Marketing Básico. SP: Atlas, 1997.

Disponível em: < https://prezi.com/6p2qpsg7xhyy/expedicao-de-materiais/?webgl=0> [Campos 2017] Acesso em 27 de novembro de 2020.

FARIA, Ana Cristina de; Maria de Fatima Gameiro da Costa. Gestão de custos logísticos São Paulo: Atlas, 2005.

FARIA, A. C.; COSTA, M. F. G. Gestão de custos logísticos. São Paulo: Atlas, 2012.

FERREIRA, Sérgio; SGANZERLLA, Silvana. Conquistando o Consumidor. São Paulo: Gente, 2000.

FLEURY, PAULO FERNANDO. Avaliação do Serviço de Distribuição Física: relação entre a Indústria de Bens e o Comércio Atacadista e Varejista. Revista Gestão e Produção. vol. 4. 1999

FRANKLIN, Yuri; NUSS, Luiz Fernando. Ferramenta de Gerenciamento. Resende: AEDB, Faculdade de Engenharia de Resende, 2006.

GARVIN, D. A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas 2011.

GODOY, M. H. C.. Brainstorming. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2001.

ISHIKAWA, K. Controle de qualidade total: à maneira japonesa. Rio de Janeiro: Campos, 1993

KOBAYASHI, S. Renovação da logística: como definir estratégias de distribuição física global. São Paulo: Atlas, 2000.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Principios de Marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1995.

LARRAÑAGA, Félix Alfredo. A logística global. 9. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2008.

LIMA, M. P. Logística Empresarial: A perspectiva Brasileira. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

LUDOVICO, Nelson. Logística Internacional: um enfoque em comércio exterior. Ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Atlas, 1992. 4a ed. p.43 e 44.

MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico. 7. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2013. p. 84. 2

MELLO, M. F. D. et al. A importância da utilização de ferramentas da qualidade como suporte para a melhoria de processo em indústria metal mecânica - um estudo de caso. XXXVI ENEGEP, 2016.

MESTRINER, F. Design de embalagem: curso básico. 2ed. São Paulo: Markon Books, 2002.

MOURA, R. A.; BANZATO, J. M. Embalagem, unitização & conteinerização. 2. ed. São Paulo, SP: IMAM, 1997. v. 3, 354 p.

MOURA, L. R. Qualidade Simplesmente Total. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

NEGRÃO, C.; CAMARGO, E. P. Design de embalagem: do marketing à produção. São Paulo, SP: Novatec Editora, 2008. 320 p.

NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004. 408 p.

NOVAES, Antonio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007

OLIVEIRA, Sidney Teylor de. Ferramentas para o aprimoramento da qualidade. São Paulo: Editora Pioneira, 1995.

ROSA, Rodrigo de Alvarenga. Gestão de operações e logística I. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2011.

RIBEIRO, Priscilla Cristina Cabral; FERREIRA, Karine Araújo. Logística e transportes: uma discussão sobre os modais de transporte e o panorama brasileiro. XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2002.

RODRIGUES, P. R. A. Introdução aos sistemas de transporte no Brasil e a logística internacional. 1. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2000.

SANDHUSEN, L. R. Marketing básico. São Paulo: Saraiva, 1998.

SERVA, M; JAIME JÚNIOR, P. Observação participante e pesquisa em administração: uma postura antropológica. RAE- Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, p. 64-79, 1995.

SLACK, Nigel, CHAMBERS, Stuart, HARLAND, Christine, HARRISON, Alan, JOHNSTON, Robert. Administração da Produção, São Paulo – SP: Editora Atlas S.A., 1997.

TOMPKINS, James A. et al. - Facilities plaining. 2ª ed. Nova Iorque: John Wiley & Sons, 1996.

VALENTE, AMIR MATTAR. Gerenciamento de Transporte e Frotas. São Paulo: Pioneira, 1997.

WANKE, PETER. Aspectos fundamentais do problema de localização de instalações logísticas. In: FLEURY, Paulo Fernando, WANKE, Peter, FIGUEIREDO, Kleber Fossati. Logística e gerenciamento de cadeia de suprimentos: planejamento do fluxo dos produtos e dos recursos. São Paulo: Atlas, 2003.

ZENONE, Luiz Cláudio. Marketing: Da Gestão e Tecnologia. São Paulo: Futura, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.