O IMPACTO DA LOGÍSTICA NOS DEMAIS PROCESSOS DA EMPRESA

Felipe Escolaro Oliveira, Erick Rodrigo de Lima, Darlene Pereira dos Santos, Paulo José Cavicchioli de Souza, Thayná Melo da Silva

Resumo


O presente estudo foi realizado em uma empresa que atua no ramo farmacêutico, a qual está localizada em São José dos Pinhais no estado do Paraná, e tem como objetivo apresentar uma proposta para reduzir o tempo de produção e atender a meta estipulada pela empresa. Diante da atual situação pela qual o país vem passando devido a Pandemia do COVID 19 não foi possível realizar visita na empresa, o problema foi identificado por meio de vídeo chamada do aplicativo Teams entre os pesquisadores e o  gerente logístico Jean Paiffer da organização, a qual foi realizada no dia 24 de setembro de 2020. Na mesma data foi realizado um brainstorming e foram identificadas 12 possíveis causas, posteriormente foram priorizadas 5, para as quais em seguida foram buscadas alternativas de soluções para elaboração do plano de ação. As metodologias utilizadas foram: entrevista informal, observação participativa, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, pesquisa na internet, brainstorming, benchmarking, diagrama de Ishikawa, matriz GUT e 5W2H. As soluções apresentadas para as 5 causas priorizadas são: atualizar os critérios da cronoanálise, adquirir paleteira semi automática, reorganizar o Layout, alterar o procedimento de controle de qualidade e elaborar um fluxo de compras simplificado. Foi realizado um teste com a paleteira elétrica que uma das ações apresentadas, e o tempo médio de produção reduziu de 53 para 32 minutos, apresentando um ganho de 20% em relação à meta definida pela empresa que é 40 minutos, e quando comparado com o tempo médio anterior quando realizado com a paleteira manual o ganho de tempo foi de 39,6%.

 

Palavras-chave: 1 - Processos logísticos. 2 - Gestão de produção. 3 - Parada de produção.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Inaldo P.S. Introdução à auditoria operacional. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

ARAUJO, Marcos Antonio. Administração de produtos e operação – Uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2009.

AMBROSE, Gavin. HARRIS, Paul. Layout. Segunda ed. São Paulo: Editora Bookman, 2012.

BARRAL, Welber Oliveira. Metodologia da Pesquisa Jurídica, Belo Horizonte: Editora Del Rey, 2007.

BENELLI, Silvio José. Pescadores de homens: Estudo psicossocial de um seminário católico. São Paulo: Editora UNESP, 2006

BITENCOURT, Claudia; AZEVEDO, Debora, Na trilha de competência. 1. São Paulo: Ed Editora Bookman, 2013.

CASTIGLIONI, José Antonio de Mattos; NASCIMENTO, Francisco Carlos. Custos de processos logísticos São Paulo: Editora Erica, 2014.

CAVALCANTE, Eliacy. Gestão da Produção, São Paulo: Editora Perason, 2014.

CESAR, F. I. G. Ferramentas Gerenciais da Qualidade.1° Ed. São Paulo: Editora Biblioteca 24horas, 2013.

CHASE, Richard B.; AQUILANO, Nicholas J. Gestão da produção e das operações: perspectiva do ciclo de vida. Lisboa: Editora Monitor, 1995

RAKSA, Francini. Estudo para redução do índice de divergência nos pedidos de compras de matérias em uma indústria CI. XI Congresso nacional de excelência em gestão 13 e 14 de agosto de 2015.

FILHO, Moacir Paranhos. Gestão da Produção Industrial. Curitiba: Editora Ibpex, 2007

FUSCO, José Paulo Alves. SACOMANO, José Benedito. Operações e gestão estratégica da produção, São Paulo: Editora Arte e Ciências,2007.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

GOMES, Diogo. MARTINS, Lyllyan A. N; ALMEIDA, Thaís. A importância do gerenciamento de estoque: um estudo de caso sobre gargalos encontrados em um supermercado de Araguaína – Tocantins. XXXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO “A Engenharia de Produção e suas contribuições para o desenvolvimento do Brasil”. Maceió: Editora UFES, 2018.

JUSTA, Marcelo. Gestão de mudanças & lean manufacturing: Transformando operações em vantagens competitivas sustentáveis. 1.ed, Curitiba: Editora APPRIS ,2016.

KIPPER, Liane Mahlmann; ELLWANGER, Magali Carolina; JACOBS, Guilherme; NARA, Elpídio Oscar Benites; FROZZA, Rejane. Gestão por processos: Comparação e análise entre metodologias para implantação da gestão orientada a processos e seus principais conceitos. São Paulo: Editora Tecnológica, 2011.

LAMBERT, D. STOCKS, J. ELLRAN, L. Fundamentos de Gestão logística. 1.ed. São Paulo: Editora ISBN,1998.

LENZI, Fernando Cesar; KIESEL, Marcio Daniel; ZUCCO, Fabricia Durieux Ação Empreendedora. São Paulo: Editora Gente, 2010.

LUCINDA, Marco Antonio. Qualidade: Fundamentos e práticas para cursos de graduação. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2010.

MARANGONI, Maria C.C. Metodologia cientifica: fundamentos e técnicas.19 ed. São Paulo: Editora Papirus, 2008.

MARCEL, B. A. Como escrever e publicar artigo científico. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2018.

MATTAR, João. Metodologia Cientifica na área da informática. 3. São Paulo: Editora Saraiva, 2008.

MAURAT, Eleandro da Silva Canto. Escalando para o sucesso. Rio de Janeiro: Editora Boneker, 2019.

MIRANDA, Rodrigo. Estratégia de comercialização e logística integrada. São Paulo: Editora Senac, 2019.

MOURA, Benjamim. Logística: Conceitos e Tendências. Lisboa, Lisboa: Editora Centro Atlântico LTDA, 2006.

MOURO, R.S. Estratégia Logística.1ª Ed, Curitiba: Editora IESDE, 2012.

PACHECO, Milton Gomes. Gestão sistêmica de custos e estratégias de manufatura: Fio condutor de um modelo integrado. Curitiba: Editora APPRIS, 2018.

PAOLESCHI, Bruno: Estoques e armazém, Ed1, São Paulo, Erica,2014.

PARSSARLE, Roberto. Ferramentas de Qualidade. São Paulo: Senai-SP Editora,2014.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia cientifica: Para alunos de cursos de graduação e pós graduação. 3.ed. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2007.

REIMER, Johannes. Compreendendo o mundo: Análise Contextual com um Auxílio visual para a Comunidade.Ed,1, Curitiba, Editora Esperança, 2015.

SELENE, R. &Stadler H. Controle da Qualidade: as Ferramentas Essenciais. Curitiba: Editora Ibpex, 2008.

SCHIAVON, Adriana. Criativamente: Seu guia de criatividade em publicidade e propaganda. Curitiba. Editora Intersaberes, 2017.

SILVA, Bráulio Wilker. Gestão de Estoques: planejamento, execução e controle. ed. João Monlevade, São Paulo: Editora BWS Consultoria, 2019.

TABORDA, João. Caderno e preços da gestão. 1.ed. São Paulo: Editora Edições Almedina, 2019

VALLE, J. A., 40 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2010.

VIEIRA, Hélio, Flavio: Gestão de Estoques e operações industriais, Curitiba: Editora IESPE, 2009.

WERKEMA, Cristina. Ferramentas Básicas do lean seis sigma Integradas ao PDCA e DMAIC. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.