PROPOSTA PARA AGILIZAR A GESTÃO DOS PROCESSOS DE APROVAÇÃO E ATENDIMENTO DAS ORDENS DE COMPRA EM UMA FÁBRICA DE TURBINAS HIDROELÉTRICAS

Ivens Willian Renner Oliveira, Henrique Barros de Araújo, Maikon Alex Rickliski Mineusa, Marilizia de Souza, Wesley Teles

Resumo


O presente trabalho apresenta uma pesquisa de campo realizado em uma empresa fabricante de turbina para usinas hidrelétricas e equipamentos hidromecânicos, com o objetivo de propor ações para agilizar a gestão de aprovação e atendimento das ordens de compra para sanar o problema de atrasos neste processo.  Para o levantamento de dados, as seguintes técnicas foram   utilizadas:  pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica, observação participativa e não participativa, pesquisa documental e brainstorming.  Para elencar as causas levantadas foi utilizado o Método de Ishikawa e para a priorização das causas identificadas utilizou-se a Matriz de GUT e para elaborar o plano de ação foi utilizado o 5W2H. Os dados da pesquisa de campo foram obtidos por meio de visita a empresa e entrevistas informais com o gestor do setor produção, compras e engenharia para avaliar o fluxo dos processos entre os setores e para entender como funciona a gestão de compras atualmente na empresa. Para se manter competitiva no mercado a empresa deve buscar métodos de melhorar seus processos de maneira simples e objetiva como reorganizar rotinas com planejamento e automatizar processos que são executados de maneira manual. As ações apresentadas no estudo objetivaram em contribuir para a redução dos índices do problema impactando na gestão de compras para gerar uma oportunidade de se tornar mais competitivo no seu setor atuante.

 

Palavras-Chave:  1 - Fluxo dos processos. 2 - Gestão de compras. 3 - Automatizar processos.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho cientifico. 10ª ed. São Paulo, 2010.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial. 5. ed. São Paulo: Bookman, 2010.

BOOG, G. G; BOOG, M. Manual de treinamento e desenvolvimento: processos e operações, volume 2. 6ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

Paulo: Atlas, 2010.

CANAL SENIOR SISTEMAS, vídeo Gestão de suprimentos, disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=R07g-Os7mVE, acessado dia 05/11/2020.

CANAL SENIOR SISTEMAS, vídeo Gestão de Manufatura, disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=wwJvlLzOu7k, acessado dia 05/11/2020.

CANDIOTTO, C.; BASTOS, C.; CANDIOTTO, K. Fundamentos da Pesquisa Científica. 1ª. ed. São Paulo: Vozes, 2011.

CIERCO, A. A.; ROCHA, A.V.; MOTA, E. B. Gestão da Qualidade. Rio de Janeiro: FGV, 2003.

CONTADOR, J. C. Gestão de Operações. 3ª. ed. São Paulo: Blucher, 2010.

CORRÊA, H. Planejamento, Programação e Controle da Produção. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

DAYCHOUM, M. 40+20 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. 7ª. ed. Rio de Janeiro: Brasport livros e multimidia, 2018.

FACHIN, O. Fundamentos da Metodologia. 4ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

FRANCISCHINI, P. G.; GURGEL, F. A. Administração de materiais e do patrimônio. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HUNSAKER, P.; ALESSANDRA, T. A nova arte do gerenciamento de pessoas: estratégias que todo gerente precisa para ter o relacionamento dos sonhos com sua equipe. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

JUNIOR, I. M. Gestão da Qualidade.10. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

KRAJDEN, M. O despertar da Gamificação Corporativa. 1ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2017.

LACOMBE, F. Recursos Humanos, Princípios e Tendências. 7ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Cientifico, 7ed., São Paulo: Atlas, 2007.

MARTINS, P. G. Administração da produção. 2ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

NETO, A. S.; FILHO, M. G. Artigo científico, A evolução da gestão de compras em uma empresa do segmento de material escolar: estudo de caso longitudinal. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/prod/2011nahead/AOP_200811113.pdf, acessado em: 05/11/2020.

O’ HANLON, T. Auditoria da qualidade: com base na ISSO 9001:2000 conformidade agregando valor. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

RAZZOLINI, F.F. Gerências de Serviços para a Gestão Comercial: um enfoque prático. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2012.

REZ, R. Marketing de Conteúdo: A moeda do Século XXI. 1ª. ed. São Paulo: DVS Editora, 2016.

SANTOS, M. B. Mudanças Organizacionais: métodos e técnicas para a inovação. 3. ed. Curitiba: Juruá, 2011.

SELEME, R.; STADLER, H. Controle de Qualidade: as ferramentas essênciais. 2ª. ed. Curitiba: Ibpex, 2010.

SELEME, R.; STADLER, H. Controle de Qualidade: as ferramentas essenciais. 1ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2012.

SEVERINO, Â. J. Metodologia do trabalho científico. 23ª. ed. São Paulo: Cortez, 2007

YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010

WILLIAMS, C. Princípios de Administração. 2ª. ed. São Paulo: Cengage, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.