PROPOSTA PARA ELEVAR O INDICADOR OTIF

Ryally Terres Cruz, Fernanda Rafaela Ferreira, Larissa Fabiana Mariano, Misael Pereira Lima, Romulo Correa De Brito, Stefani Caroline Da Silva

Resumo


O presente trabalho é uma pesquisa de campo realizado no centro de distribuição de peças para o reparo de produtos por parte de assistências técnicas especializadas de uma empresa de fabricação e montagem de eletrodoméstico e eletro portáteis. Tendo como principal objetivo elaborar uma proposta para elevar o índice do indicador OTIF (on time in full). Pois, torna-se cada vez mais fundamental o atendimento dos pedidos dos clientes dentro do prazo estabelecido, no entanto este atendimento é uma consequência do processo de planejamento e forma de execução que ocorre dentro da empresa. Identificaram-se quatorze causas do problema e quatro foram priorizadas, para a identificação das causas foram utilizados a observação participativa, o brainstorming, as pesquisas documental, de internet e a bibliográfica, além da entrevista informal, foi utilizado o diagrama de causa efeito para classificar as causas por categorias e a Matriz de GUT para prioriza-las. Para buscar as soluções foram utilizados o brainstorming, benchmarking e artigo cientifico e para elaborar o plano de ação para as causas priorizadas foram utilizadas as ferramentas 5W2H e o Cronograma. Para solucionar a causas apontadas as soluções foram a elaboração de um contrato e a criação de um processo de reuniões de alinhamento, criação de um cronograma e desenvolvimento de um documento de padronização, elaboração de um plano para utilização do MRP e treinamentos, criação um plano de recompensas e pesquisa de clima organizacional. Se implantada a proposta apresentada nesse trabalho a empresa terá melhor desempenho e principalmente elevará o índice do OTIF.

 

Palavras-chave: 1 – Gestão. 2 – OTIF. 3 – Planejamento. 4 -Logística. 5- Inovação

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