PREPARAÇÃO INICIAL PARA PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS E DE CURSOS TÉCNICOS

Andressa Lopes dos Santos, Bruna Alexandra Luiz, Bruna de Lima Fonsaca, Emili Caroline Biscaia Ferreira, Gabriela da Silva, Karen Beatriz dos Santos

Resumo


A preparação inicial para professores universitários e de cursos técnicos não é algo que se aborde frequentemente dentro das instituições de ensino e de pesquisas. Diante desta questão, as acadêmicas resolveram por desenvolver esta problemática questionando quais seriam os métodos que são utilizados para preparar este profissional para lecionar, com o intuito de poder auxiliar os profissionais que estão adentrando nesta carreira. Para conseguir desenvolver esta questão, foram utilizados os seguintes métodos, a pesquisa pura, pesquisa descritiva, coleta de dados que foi feita por meio de uma entrevista, que continha 9 questões quali-quantitativas, onde foram enviadas para 9 coordenadores de curso universitários e de cursos técnicos, por fim, utilizou-se da pesquisa bibliográfica para obter dados e enriquecer o trabalho. Com todas os estudos realizados e dados que foram obtidos, mostrou-se que a preparação ocorre em algumas instituições, porém em alguns locais ainda há está falta, o que acarreta em grandes dificuldades tanto aos profissionais que estão lecionando, quanto aos alunos, havendo uma necessidade de que haja realmente esta preparação inicial, para que a atuação em sala de aula seja proveitosa para ambos os lados.

 

Palavras-chave: 1 – Ensino Superior. 2 – Cursos Técnicos. 3 – Preparação para lecionar.  4 – Manual auxiliar aos professores. 5 – Docente.

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