COMO FAZER A DESCRIÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES CORRETAMENTE E EVITAR PROBLEMAS? ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA NO RAMO DE TRANSPORTE

Bianca Diniz Pereira, Ana Paula Buachak Dos Santos, Amanda Barbosa da Silva, Gabriele Ferreira Mendes Lopes

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar uma proposta de atualização do plano de descrição de cargos e funções que seja eficaz para uma empresa do ramo de transporte e logística. Os objetivos específicos são identificar as causas da ineficiência do atual plano, buscar possíveis alternativas de soluções para cada uma e posteriormente, elaborar o plano de ação com as propostas para a solução geral do problema. Em sua primeira parte, tratou-se os dados da empresa estudada, coletados através da pesquisa de campo e da observação participativa. Dentre todo o estudo, nota-se um tópico que interfere e que está em desfalque, que é a descrição de Cargos e Funções, trazendo alguns prejuízos para empresa.  O problema foi tratado através da Matriz GUT, onde foi possível levantar através de um Brainstorming quais são as possíveis causas do problema. Foram elaboradas soluções com embasamento em Benchmarking, relatando medidas a serem tomadas para atingir o objetivo central da pesquisa, usando inclusive técnicas como o 5W2H para mapear o plano de ação da empresa e demonstrar a resolução da falha da organização e como é possível realizar uma nova estruturação da gestão, utilizando bons treinamentos, o qual gera uma qualificação e um bom alinhamento em todos os setores.

Palavras-chave: 1 – Gestão de Pessoas. 2 – Cargos e Funções. 3 – Empresa de Transporte.


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