ANÁLISE DA GESTÃO DE PERFORMANCE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA UNIDADE SENAI AFONSO PENA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – PR

Vanessa Sales farias

Resumo


Considerando a complexidade da função do coordenador pedagógico em uma instituição de ensino tecnológico e profissional no seu papel de mediador entre pais, alunos e docentes, o trabalho teve como objetivo analisar a gestão de performance da instituição de ensino para com o coordenador pedagógico e os indicadores-chave de desempenho, KPI’s (do inglês Key Performance Indicators), utilizados. Para isso, realizamos entrevista direta com a coordenadora pedagógica da unidade Senai Afonso Pena, feita via Google Forms. O gestor responsável pela avaliação de performance é o Coordenador de Educação Profissional e Tecnológica que estipula junto com o coordenador pedagógico metas baseadas em KPI’s como: número de matrículas; sustentabilidade; resultados do SAEP (Sistema de Avaliação do Educacional do Paraná); medalhas no World Skills; e clima organizacional. A gestão do coordenador da unidade Senai Afonso Pena tem um alto índice de desenvolvimento, compatível com grandes organizações. Embora existam desafios comuns ao meio profissional, os profissionais os superam de modo a contribuir com uma educação de qualidade.

Palavras-chave: 1 - Gestão de desempenho. 2 - Indicadores-chave de desempenho. 3 - KPI. 4 - Coordenação pedagógica. 5 - Senai. 6 - Educação profissionalizante.



Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

ADRIÃO, T.; OLIVEIRA, R. P. (orgs.). Gestão, financiamento e direito à educação: análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação profissional e tecnológica (EPT). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/educacao-profissional-e-tecnologica-ept. Acesso em: 21 de maio de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Pronatec. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pronatec. Acesso em 19 de junho de 2020.

BRASIL. Presidência da República. Constituição dos Estados Unidos do Brasil. 10 de novembro de 1937. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao37.htm. Acesso em: 20 de maio de 2020

BRASIL. Presidência da República. Decreto-lei nº 4.048. 22 de janeiro de 1942. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/1937-1946/Del4048.htm. Acesso em: 20 de maio de 2020.

BRASIL. Presidência da República. Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394. 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 21 de maio de 2020.

ESCOTT, C. M.; MORAES, M. A. C. História da educação profissional no Brasil: as políticas públicas e o novo cenário de formação de professores nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. 2012.

FARTES, V. SANTOS, A. P. Q. O. Saberes, identidades, autonomia na cultura docente da educação profissional e tecnológica. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 143, p.376-401, 2011.

FERREIRA, P. A. Educação profissional é o investimento no futuro. Agência de notícias, CNI, 22 de abril de 2019. Disponível em: https://noticias.portaldaindustria.com.br/artigos/paulo-afonso- ferreira/educacao-profissional-e-investimento-no-futuro/. Acesso em: 20 de maio de 2020.

GOMES, P. C. T. KPI: o que é e como definir indicadores-chave de desempenho. Op services, 22 de dezembro de 2016. Disponível em: https://www.opservices.com.br/kpi/. Acesso em: 10 de junho de 2020.

MANFREDI, S. M. A educação profissional no Brasil: atores e cenários ao longo da história. Jundiaí, São Paulo. Paco editorial, 2017.

MORAES, V. O que é Clima Organizacional? Disponível em: https://www.rhportal.com.br/artigos- rh/clima-organizacional-8/. Acesso em: 22 de junho de 2020.

NEVES, J. C. Avaliação e Gestão da Performance Estratégica da Empresa. Alfragid: Texto Editores, 2011, 272p.

OLIVEIRA, E. G. A função do pedagogo como supervisor escolar. Revista Científica Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas da Eduvale, ano IV, n. 6, 1-10, 2011.

SENADO FEDERAL. Sistema S. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/glossario- legislativo/sistema-s. Acesso em: 22 de junho de 2020.

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Ensino articulado sesi-senai. São Paulo. Disponível em: http://www.sp.senai.br/institucional/178/0/ensino-articulado-sesisenai. Acesso em: 19 de junho de 2020.

SILVA, J. M. A. P. Cultura escolar, autoridade, hierarquia e participação: alguns elementos para reflexão. Cadernos de Pesquisa. n.112, p.125-135, 2001.

ZURAWSKI, P. O coordenador pedagógico como formador. Nova escola gestão, 01 de abril de 2014. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/150/o-coordenador-pedagogico-como- formador. Acesso em: 12 de junho de 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.