Gestão da qualidade: como reduzir os custos da não qualidade?

Leandro Pontes Scariot, Jean Marcos de Almeida, Cristiane Ventura Zausa, Ana Cristina Maciel da Rocha, Aline de Abreu Miranda

Resumo


RESUMO

 

Este trabalho é uma pesquisa de campo realizada em uma empresa localizada na cidade de Curitiba no estado do Paraná, a qual produz peças técnicas industriais. Em visita na empresa no dia 15 de março de 2020, observou-se que o setor de cortes apresenta um alto índice de custo da não qualidade, sendo este identificado como o problema. As metodologias utilizadas foram: pesquisa de campo, observação participativa, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de internet, brainstorming, matriz GUT, diagrama de Ishikawa e 5W2H. Os principais temas pesquisados para a fundamentação teórica são Qualidade, Gestão da Qualidade, Controle da Qualidade, Indicadores de Desempenho, Indicadores de Qualidade, Custos de não Qualidade e Gerenciamento de Processos. Para a realização do presente trabalho utilizou-se como referência o subsetor de corte onde foi evidenciado o problema, definiu-se como objetivo geral elaborar uma proposta para a redução do índice de custos da não qualidade.  Foram definidos três objetivos específicos, sendo eles: identificar as causas, realizado através da ferramenta Brainstorming e Ishikawa sendo identificadas doze causas e por meio da matriz GUT foram priorizadas quatro, para as quais foram buscadas alternativas de solução e posteriormente elaborado o plano de ação por meio do 5W2H o qual apresenta as seguintes soluções: implantação da manta filtrante; implantação da calibração na manutenção preventiva; adesivação da alavanca expansora e implementação de plano de controle para os cortes. Se implantadas as ações apresentadas no plano de ação elas irão contribuir para reduzir os custos da não qualidade.

 

Palavras-Chave: 1 - Gestão da Qualidade. 2 - Custos da não Qualidade. 3 - Gerenciamento de Processos.


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