JOGOS DE INTERPRETAÇÃO DE PAPÉIS (RPG) E SUA INSERÇÃO NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA

Mariana Nogueira, Aldicione Gouveia Junior, Gabriella Giovana de Paula, Ivonete dos Santos Quintino, Naiara Cassiane Dêa, Vera Lúcia Assumpção Silveira

Resumo


Este artigo apresenta o jogo como uma ferramenta de ensino aprendizagem, em destaque o jogo Role Playing Game (RPG). Por meio de pesquisas bibliográficas o objetivo foi entender se o RPG pode ser usado como ferramenta para a construção do letramento do aluno, nas instituições de ensino.

Uma vez que o RPG tem como base a representação de papeis, o jogador, neste caso o aluno, pode criar seu personagem e viver experiências através do mesmo, tendo a oportunidade de socializar, representar, registrar e construir de forma lúdica seu aprendizado.

O artigo é dividido em três partes, o jogo (e suas variações), o RPG (histórico, características, regras e curiosidade) e o RPG como ferramenta para a alfabetização e letramento. Como resultado dessa pesquisa a construção e o aperfeiçoamento da escrita em alunos que tiveram a oportunidade de aprender por meio do jogo de RPG.  

Palavras-chave: 1 - RPG. 2 – Ferramenta. 3 - Letramento.


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