METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM

Educação e Desenvolvimento Profissional

Resumo


Este artigo propõe-se a explicitar as Metodologias Ativas de Aprendizagem, de modo a conhecer a proposta metodológica dos Colégios Sesi – PR e compreender como ocorre a formação para os docentes, de forma que eles possam entender e utilizar a Metodologia empregada nos Colégios. Para tanto, apresenta um breve apanhado a respeito das Metodologias Ativas, sendo que elas se constituem de um processo que tem como objetivo a inserção do estudante como responsável principal de sua aprendizagem, participando da elaboração, construção e expansão do conhecimento, aperfeiçoando assim a autonomia individual do aluno. Estas metodologias vêm sendo cada vez mais empregadas nas instituições de ensino, como uma aposta para o futuro da educação, pois possibilitam ao aluno o papel ativo em sua aprendizagem, tais metodologias dividem-se em algumas práticas de ensino, sendo as mais conhecidas: a aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem entre pares, aprendizagem baseada em problemas, estudo de caso e oficinas de aprendizagem, essa última aplicada nos Colégios Sesi - PR. Por meio desse projeto busca-se identificar se a formação dos professores faz-se eficaz e suficiente para a prática docente e de que forma esta ocorre. Para tal pesquisa foram utilizadas da pesquisa descritiva, associada à pesquisa documental e bibliográfica e para a análise de dados, foi utilizada a abordagem qualitativa por meio de questionários e entrevistas. A partir disso pode-se constatar que a instituição oferta formação aos docentes, formação essa EaD e presencial, e que há necessidade de iniciativa por parte dos professores para buscarem cada vez mais conhecimentos e aprendizagens para lecionarem.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.