AS INFLUÊNCIAS DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO - APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

Educação e Desenvolvimento Profissional

Resumo


Quando se voltam os olhares para matemática de modo geral as primeiras ideias são de que se trata de algo difícil, entretanto muitas crianças e adolescentes concluem o ensino básico sem construir as habilidades e competências necessárias. Aqui buscamos levantar outras possibilidades para trabalhar essa disciplina, onde uma delas é a de utilizar a Literatura Infantil. Assim partimos do tema “As influências da literatura infantil no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática” pensando como campo de atuação as aulas do Ensino Fundamental I de algumas escolas municipais de São José dos Pinhais e para tal abordamos como problemática a questão: Como os docentes do Ensino Fundamental I podem utilizar a literatura infantil como recurso em sua metodologia de ensino na disciplina de matemática? E contamos com três objetivos que em buscamos pesquisar sobre o histórico da Metodologia de Matemática, contextualizar a literatura infantil como aporte para o ensino de outras disciplinas além de analisar a relação que pode ocorrer entre a literatura infantil e a matemática, o que apontou três tópicos seguido da metodologia utilizada, onde buscamos através de pesquisas bibliográfica e documental, bem como a pesquisa de campo com a utilização de questionários para a coleta de dados. O que foi possível notar é que apesar de conhecer as possibilidades os docentes nem sempre fazer uso das mesmas no que tange o ensino da disciplina de matemática.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.