Perspectivas do direito coletivo no Brasil: os desafios do sindicalismo contemporâneo e o debate entre unicidade e pluralidade sindical

Luiz Antonio Grisard

Resumo


O presente estudo tem o objetivo de analisar a existência de manifestação prática ou de um discurso falacioso de liberdade sindical plena. Muito embora tenha sido reconhecida como direito fundamental e, portanto, se configure como pauta elementar do movimento sindical, a conformação do movimento sindical no Brasil ainda não permitiu que as entidades, embora tenham como objetivo a defesa dos interesses dos trabalhadores, consolidem a percepção de representação legítima. O desafio, nesse cenário, é a análise da pertinência do debate sobre a efetivação da pluralidade sindical como alternativa de democratização da representação e, a partir daí, de consolidação de direitos fundamentais dos trabalhadores.


Palavras-chave


Direito coletivo. Liberdade sindical. Pluralidade. Representação. Direitos fundamentais.

Texto completo:

PDF

Referências


LOURENÇO FILHO, Ricardo Machado. Liberdade Sindical, autonomia e democracia na Assembléia Constituinte de 1987/1988 – uma reconstrução do dilema entre unicidade e pluralidade. 157 p. Dissertação de Mestrado – Programa de pós-graduação em Direito da Universidade de Brasília. Brasília, 2008. p. 7.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO – OIT. Liberdade Sindical na prática: lições a retirar. Relatório Global de Acompanhamento da Declaração da OIT relativa aos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho. Disponível em acesso em 23 jul. 2010. p. x.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO – OIT. Convenção 87. Convenção sobre a Liberdade Sindical e a Proteção do Direito Sindical. Disponível em Acesso em 23 jul. 2010.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil – O longo caminho. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, p. 110.

MACHACZEK, Maria Cristina Cintra. A liberdade sindical como concretização dos direitos da pessoa humana do trabalhador in PIOVESAN, Flávia; CARVALHO, Luciana Paula Vaz de (org.). Direitos humanos e direito do trabalho. São Paulo: Atlas, 2010. p. 286.

ROZICKI, Cristiane. Unidade e pluralidade sindicais: um par de princípios antinômicos conciliáveis. Disponível em Acesso em 23 jul. 2010. p. 3.

DELGADO, Maurício Godinho. Curso de direito do trabalho. São Paulo: LTr, 2002. p. 1.308.

OLIVA, Cláudio Cesar Grizi. Pluralidade como corolário da liberdade sindical. 117 p. Dissertação de Mestrado – Programa de pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2009. p.87.