A Responsabilidade por débitos trabalhistas no contrato de trespasse: breve análise de caso

Cleverson José Gusso

Resumo


No âmbito do Direito Empresarial e do Direito Trabalhista no ordenamento jurídico pátrio, um dos temas mais freqüentes é a questão advinda da responsabilidade pelos débitos trabalhistas quando da alteração do empregador pelo instituto da sucessão de empresas. Desta forma, busca-se traçar breves considerações acerca do tema, assentadas sobre a análise de um caso concreto no qual se responsabilizou solidária e subsidiariamente o sucedido pela quitação dos débitos trabalhistas verificados antes e após a conclusão do contrato de trespasse, respectivamente.


Palavras-chave


Débitos trabalhistas. Responsabilidade. Sucessão. Trespasse.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, Alice Monteiro de. Curso de Direito do Trabalho. 5. ed. São Paulo: LTR, 2009.

BERTOLDI, Marcelo M.; RIBEIRO, Marcia Carla Pereira. Curso Avançado de Direito Comercial. 3. ed. reform., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

CAMPINHO, Sérgio. O Direito de Empresa à luz do Novo Código Civil – 8ª edição revista e atualizada de acordo com a Lei Complementar nº. 123/2006 e com a Lei Ordinária nº. 11.382/2006. Rio de Janeiro: Renovar, 2007.

COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial. 11. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007, vol. I.

DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 7. ed. São Paulo: LTr, 2008.

MORAES FILHO, Evaristo de. Sucessão nas Obrigações e a Teoria da Empresa. Rio de Janeiro: Forense, 1960, vol. I.

TOKARS, Fábio. Primeiros estudos de Direito Empresarial: Teoria Geral, Direito Societário, Título de Crédito, Direito Falimentar, Contratos Empresariais. São Paulo: LTr, 2007.