Estudo sobre o clima organizacional na autarquia de previdência social dos servidores públicos do Municipio de São José dos Pinhais – PR (Prev São José)

Claudete de Oliveira, Nayara Guetten Ribaski

Resumo


Com o intuito de enfatizar a relevância da pesquisa de clima organizacional dentro das organizações, sejam elas públicas ou privadas, foi realizada a pesquisa de clima organizacional em uma instituição pública, a qual proporcionou verificar na prática como a pesquisa de clima é capaz de promover mudanças organizacionais consistentes em uma empresa. Foram aplicados questionários para 55% dos servidores da instituição e de acordo com a tabulação dos resultados foi constatado um índice satisfatório, onde os colaboradores demonstram que, apesar dos fatores a desenvolver, as equipes estão entrosadas e conseguem realizar seus trabalhos com responsabilidade e comprometimento. Muito embora a instituição possua algumas limitações no que diz respeito a políticas de recursos humanos - RH, os gestores conseguem manter a equipe motivada, concluindo-se que valores monetários não são o principal fator de motivação para uma equipe e, como um ambiente de trabalho saudável, amigável e acolhedor podem transformar o dia a dia de uma organização.


Palavras-chave


Colaborador. Ambiente organizacional. Gestor.

Texto completo:

PDF

Referências


BARONI, C.; NICOLETI, G. G. Pesquisa de clima organizacional: consórcio nacional Sudamérica Ltda, filial Blumenau – SC. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.1, n.2, p.01-14, Sem I. Edição Temática TCC’s – I, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações, 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos Humanos, princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.

LUZ, Ricardo Silveira. Clima organizacional. Rio de Janeiro: Quality Mark, 1995.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.