A GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO: o caso brasileiro

Isabela Soares de Lima, Denilson Queiroz Gomes Ferreira

Resumo


O presente estudo visa demonstrar a importância do Capital Intelectual para a sobrevivência das organizações, bem como descrever as técnicas utilizadas para mensurá-lo e gerenciá-lo. Com isso, as organizações poderão assegurar para si uma vantagem competitiva sustentável na competição por recursos, sejam eles físicos, humanos ou mercadológicos. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, traz o estado da arte da literatura internacional sobre o tema, evidenciando não apenas a já consolidada produção acadêmica sobre Capital Intelectual, como também as evidências empíricas de sua aplicação em empresas nacionais e internacionais. Considerando essa parte empírica da pesquisa sobre Capital Intelectual, o estudo faz uma síntese das principais pesquisas conduzidas no Brasil que tem como objeto de estudo a mensuração e avaliação de instituições de ensino sob o prisma de seu Capital Intelectual. No campo educacional, a utilização do conceito de Capital Intelectual e de suas técnicas de gestão são bastante factíveis, constituindo um interessante mecanismo para a mensuração, retenção e aumento dos ativos intangíveis das instituições de ensino. O estudo constata, todavia, que sua adoção no Brasil ainda está bastante circunscrita a experiências pontuais que privilegiaram a avaliação de programas ou a um esforço inicial de mensurar seu Capital Intelectual. Há, portanto, bastante espaço na área de educação para a ampliação da utilização da gestão do Capital Intelectual como ferramenta de apoio ao processo decisório, de modo a assegurar uma vantagem competitiva sustentável para essas organizações.


Palavras-chave


Capital Intelectual; Capital Humano; Instituições de Ensino

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