CRISE NO JORNAL IMPRESSO: ANÁLISE DE COMO AS MUDANÇAS NOS HÁBITOS DE LEITURA TEM INFLUENCIADO

José Flank Bekemball, Marianna Alves Angelos, Rafael Lucian, Janaína Calazans

Resumo


Pioneiro nos meios de comunicação de massa e com uma história repleta de altos e baixos, hoje o jornal impresso se encontra numa crise nunca vista antes. Traçamos o passado e o presente do jornal com as mudanças nos hábitos de leitura que a sociedade sofreu desde a oralidade às convergências de todos os meios proporcionadas pela digitalização. Este trabalho implica uma análise não apenas superficial, mas analítica de como os meios tradicionais vão perdendo muitas de suas característica para se adequar as novas atitudes (formas se consumir mídia) da sociedade, sendo imprescindível para sua sobrevivência esta mutação.


Palavras-chave


Comunicação. Jornal. Leitura. Crise do Jornal. Novas Mídias

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Marcia (Org.). Leitura, História e História da Leitura. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, FAPESP, 2000.

BARBER, Phil. “A Brief History of Newspapers”, Historic Newspapers and Early Imprints. 2002. www.historicpages.com. Acesso dia 07 de agosto de 2010.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros. Lisboa: Veja, 1997.

CHARTIER, Roger. As revoluções da leitura no ocidente. In Abreu Márcia (Org) Leitura, História e História da Leitura. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, FAPESP, 2000.

DORIA, Pedro. O futuro do Jornalismo, Que futuro?. Blog Pedro Doria. http://pedrodoria.com.br/2009/02/20/o-futuro-do-jornalismo-que-futuro/. Acessado em 27 de julho de 2010.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo, Perspectiva, 2006.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência . Edição 2. Aleph, 2009.

MORAIS, José. A arte de ler: psicologia Cognitiva da Leitura. Lisboa: Cosmos. 1997.

PALOMA, Bella. Inovación en Periodismo. Universidade de Málaga, Espanha. 2009.

PESSOA, Marlos. Subsídios para uma história da leitura e produção textual em Portugal. UFPE, 2001.

RIBEIRO, Eduardo, Jornalistas e C&A. Edição especial para os 12 anos. Sitehttp://www.jornalistasecia.com.br/edicaoespecial02.htm: acessado em 05 de agosto de 2010.

SANTOS, Betina Astride Ferreira Aldinhas dos. CiberLeitura. Universidade de Lisboa. 2005.