ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: PRÁTICAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Núbia Aparecida da Luz, Felipe Augusto Fernandes Borges

Resumo


O presente artigo aborda questões relacionadas ao processo de Alfabetização na perspectiva do Letramento. Dessa forma, tem por objetivo conceituar Letramento, explicitar de forma breve como o termo surgiu, e, ainda propor práticas para alfabetizar letrando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O artigo está fundamentado com base em uma extensa pesquisa bibliográfica do assunto em tela. Por meio dessa pesquisa foi possível compreender que o Letramento precisa ser trabalhado de forma integrada à Alfabetização, pois os processos, mesmo diferentes, caminham juntos. O Letramento torna-se importante, pois apenas codificar e decodificar letras e sons não é suficiente: a criança precisa desenvolver a habilidade de utilizar a leitura e a escrita em práticas sociais, em seu cotidiano, isto é, precisa desenvolver o Letramento.

Palavras-chave


Letramento. Alfabetização. Práticas de Alfabetização e Letramento. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Vitor Sergio; SILVA, Graziene Dantas. A alfabetização e o letramento no ensino fundamental sob a perspectiva de Emília Ferreiro e Magda Soares e o prescrito nos documentos educacionais brasileiros. Cadernos da Fucamp, v.20, n.46, 2021, p.75-94.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, Brasília, 2018. Disponível em: Acesso em: 08 de ago. 2022

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. 12 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

ESPÍNDOLA, Ana Lucia; SOUZA, Regina Aparecida Marques. Alfabetização de crianças em dois anos: esse é o caminho?. Correio do Estado, Artigos e Opinião. Mato Grosso do Sul, 2017. Disponível em: Acesso em: 30 de ago. 2022.

FERREIRA, Waleika da Cruz. et al. Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento. In: Id on Line. Revista Multidisciplinar e de Psicologia. v.14, n.49, p.325-339, 2020. Disponível em: Acesso em: 19 de out. de 2022.

GUARNIERI, Maria Regina; VIEIRA, Luciene Cerdas. Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: avaliação docente e suas implicações para as práticas pedagógicas. Práxis Educacional, Dossiê temático práticas de leitura e escrita. v.06, p.55-71, 2010. Disponível em: Acesso em: 28 de jul. 2022.

KLEIN, Lígia Regina. Alfabetização: quem tem medo de ensinar? 6.ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LUCAS, Maria Angélica Olivo Francisco. et al. Práticas pedagógicas de alfabetização e letramento na escola. In: SCHELBAUER, Analete Regina. et al. (Org). Práticas pedagógicas, alfabetização e letramento. 21 ed. Maringá: Eduem, 2010. p.133 a 154.

MORAES, Silvia Pereira Gonzaga. A apropriação da linguagem matemática nos primeiros anos de escolarização. In: SCHELBAUER, Analete Regina; LUCAS, Maria Angélica; FAUSTINO, Rosângela Célia. (ORG). Práticas pedagógicas, alfabetização e letramento. Maringá: Eduem, 2010. 152p. (Coleção formação de professores - EAD; n.43).

MOURA, M. O. Matemática na infância. In: MIGUEIS, M. R.; AZEVEDO, M.G. Educação Matemática na Infância: abordagens e desafios. Serzedo, Vila Nova de Gaia: Gailivro, 2007, p.39-64.

NARCISO, Rodi; HAUTH, Catyane Roberta. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PAPEL DO EDUCADOR NESSE PROCESSO. In: Revista Amor Mundi. Santo Ângelo. v.2, n.3, p.87-95, mar.2021. Disponível em: Acesso em: 31 de out. de 2022.

PROJETO NACIONAL DE INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS. Promovendo a alfabetização em grupos heterogêneos: o desafio de viver a diferença como um princípio educativo. Revista do professor, Porto Alegre, n.89, jan./mar.2007.

SANTOS, Annie Rose; ROMUALDO, Edson Carlos; RITTER, Lílian Cristina Buzato. (ORG). Letramento e escrita. Maringá: Eduem, 2010. 106p. (Formação de professores - EAD; v.40).

SCHELBAUER, Analete Regina. Apontamentos sobre a história da alfabetização. IN: FAUSTINO, Rosângela Célia. et al. (org). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 21 Ed. Maringá: Eduem, 2010. p. 15 a 30.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7.ed., 4° reimpressão. São Paulo: Contexto, 2003. 192p.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed., 6° reimpressão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 1998. 128p.

VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da alfabetização. Curitiba: InterSaberes, 2013.