APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO A PARTIR DA ANÁLISE SWOT: UM ESTUDO EM UMA ESMALTERIA NA PARAÍBA

Rebecca de Oliveira Cavalcante, Francisca Rozângela Lopes de Sousa, Mary Dayane Souza Silva, Geymeesson Brito da Silva

Resumo


Para alcançar o sucesso diante da competitividade e dinamismo do mercado, ter um diferencial competitivo faz toda a diferença investir em novas estratégias com base na missão, visão e valores organizacionais, visando alavancar o valor da marca, fazendo com que a empresa seja lembrada não só pelo seu produto e/ou serviço ofertado, mas por tudo o que envolve a experiência de consumo. A presente pesquisa tem por objetivo realizar um planejamento estratégico, a partir da aplicação da Matriz SWOT em uma esmalteria na Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e observacional do tipo participante, a partir de um estudo de caso. Por meio deste estudo foi possível identificar as áreas em que a empresa precisa melhorar, estabelecendo as propostas que tornarão a organização mais profissional, tendo em vista o potencial de crescimento da mesma, trazendo melhores resultados lucrativos e melhorias na gestão de tempo.


Texto completo:

Sem título PDF

Referências


ABIHPEC – Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. São Paulo, 2014.

ABIHPEC – Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos consolida alta de 5,8% entre os meses de janeiro e setembro de 2020. (2020). Disponível em . Acesso em: 20 de jul. 2021.

ARAÚJO, L. F. Proposta de Desenvolvimento de um Planejamento Estratégico para uma Clínica de Otorrinolaringologia em Maceió-AL. Ideias e Inovação-Lato Sensu, v. 6, n. 2, 2021.

BARALDI, P. Gerenciamento de riscos empresariais: a gestão de oportunidades, a avaliação de riscos e a criação de controles internos nas decisões empresariais. 3. Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BARBIER, R. A Pesquisa-Ação. Tradução Lucie Didio. Brasília: Liber Livro. 2007.

BARRET, R. Libertando a Alma da Empresa: como transformar a organização numa entidade viva. São Paulo: CULTRIX, 2000.

CERTO, S. C.; PETER, J. P. Administração Estratégica: planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: MAKRON Books, 1993.

CERTO, S. C. Administração Estratégica: planejamento e implementação de estratégias. 3. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia cientifica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

CHIAVENATO, I. Administração teoria, processo e prática. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 2000.

CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2003.

CHURCHILL JR, G. A. Marketing: criando valor para os clientes. Saraiva Educação SA, 2017.

COBRA, M.; BRAGA, R.; Marketing Educacional. Marcos Cobra Editora Ltda. (2004)

COLLINS, J. C.; PORRAS, J. I. Construindo a visão da empresa. HSM Management, 1998.

DIAS, P. J. S. Os determinantes da fidelização do cliente num contexto de serviços após venda no setor automóvel: um estudo empírico. 139 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial). Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2021.

DRUCKER, P. F. A Administração na Próxima Sociedade. NOBEL: 2003.

DUTRA, D. V. A análise SWOT no Brand DNA Process: um estudo da ferramenta para aplicação em trabalhos em Branding. 2014.

EUROMONITOR INTERNATIONAL. Beleza e cuidados pessoais no Brasil. (2021). Disponível em https://www.euromonitor.com/beauty-and-personal-care-in-brazil/report. Acesso em: 05 de set. 2021.

FERRELL, O. C., HARTLINE, M. D. Estratégia de Marketing. São Paulo: Cengage Learning. 2009.

GALDINO, J. S. Qualidade em serviços: análise das percepções dos clientes em uma concessionária de veículos novos na região metropolitana de João Pessoa-PB. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Instituto Federal da Paraíba, João Pessoa – PB, 2021.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Serviços avançam 1,7% em junho e atingem maior nível em cinco anos. (2021). Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/31375-servicos-avancam-1-7-em-junho-e-atingem-maior-nivel-em-cinco-anos. Acesso em: 04 de ago. 2021.

JORGE, I. M. P.; DARIO, K. H.; BELLETTI, A. N. O. Qualidade de vida no trabalho: um relato sobre manicures. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, v. 6, p. 531-541, 2018.

JUNQUEIRA, C. H. Z. Proposta do modelo de planejamento estratégico para serviços profissionais – um estudo de caso em serviços odontológicos. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2006.

KELLER K. L. Marketing Essencial: Conceitos, estratégias e casos. 5. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

KOTLER, P. T., & ARMSTRONG, G. Principles of Marketing, Global Edition. 17. ed. Pearson Education Limited. 2018.

KOTLER, P. Administração de Marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, P. KELLER K. L. Administração de Marketing: a bíblia do marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KOTLER, P; KELLER, K. L. Administração de Marketing: a bíblia do marketing. São Paulo: Pearson, 2012.

MARQUES, A. Marketing Relacional: como transformar a fidelização de clientes numa vantagem competitiva. Lisboa: Edições Sílabo, 2012.

MATOS, V. D. A apicultura no Estado do Ceará competitividade, nível tecnológico e seus fatores condicionantes, produção e exportação de mel natural. 2005. 189 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza – CE, 2005.

NETO, E. S.; SANTOS, F. B.; ANJOS, M. A. D. Levantamento de problemas e busca de soluções através de planejamento estratégico e ferramentas administrativas. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração). Centro Universitário Unifucamp. Monte Carmelo – MG, 2019.

NOGUEIRA, C. S. Planejamento estratégico. São Paulo: Pearson, 2015.

OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 27. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2010.

OLIVEIRA, E. Comunicação e legitimação no Terceiro Sector. In Cerqueira, C.; Sonia, L. (coords.), Vozes plurais. A comunicação das organizações da sociedade civil (pp. 65-82). Lisboa: Sistema Solar. 2017.

OLIVEIRA J. A. Fazendo a vida fazendo unhas: uma análise sociológica do trabalho de manicure. 285 f. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade de São Paulo, São Paulo – SP, 2014.

OLIVEIRA, L. R.; RIBEIRO, J. L. D. Planejamento estratégico aplicado a uma pequena empresa de desenvolvimento de software. Porto Alegre: UFRGS, 2011.

PEREIRA, M. F. Planejamento estratégico: teorias, modelos e processo. São Paulo: Atlas,

PEQUENAS EMPRESAS GRANDES NEGÓCIOS. Esmalterias: um negócio na franca expansão no Brasil. (2018).

Disponível em: . Acesso em: 05 de jun. 2021.

PORRAS, J. I.; COLLINS, J. C. Construindo a visão da empresa. HSM Management, São Paulo, n. 7, a. 2, p. 32-42, mar/abr. 1998.

RADAR SEBRAE DE OPORTUNIDADES. Informações e dicas importantes para você conhecer o mercado e abrir seu negócio. Disponível em: . Acesso em: 06 ago. 2021.

RIBEIRO, I. M.; SANTOS, M. J. O produto embalagem-da produção ao marketing: uma análise sob a perspectiva do consumidor no ato da compra. Paco e Littera, 2021.

RIBEIRO, Marta Vidigal. O marketing sensorial: a experiência do consumidor com a marca Lush Fresh Handmade Cosmetics. 2021. Tese de Doutorado.

SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Esmalteria, 2021.

SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Pequenos Negócios em Números. (2019). Disponível em: . Acesso em: 04 de ago. 2021.

SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Tendências para o mercado de beleza. (2018). Disponível em:

. Acesso em 04 de ago. 2021.

SERRA, F.; TORRES, M. C. S. & TORRES, A. P. Administração Estratégica. Rio de Janeiro: Reichmann e Affonso Editores, 2004.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 21. ed. São Paulo: 50 Cortez, 2000.

TAMAYO, A. Valores Organizacionais: sua relação com satisfação no trabalho, cidadania organizacional e comprometimento afetivo. Revista de Administração. São Paulo, v. 33, n. 3, p. 56-63, 1998.

TAJRA, S. F. Empreendedorismo: conceitos e práticas inovadoras. São Paulo: Saraiva Educação, 2014.

TIGRE, P. B.; PINHEIRO, A. M. Inovação em serviços e a economia do compartilhamento. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação, 17. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Bookman editora, 2015.

ZEFERINO, D. P. Plano Estratégico de Marketing para a Shekiná Flores. 2007.