A CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: UM ENSAIO TEÓRICO COM BASE NA DINÂMICA DA CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM FLECK

Lucelia Mildemberger

Resumo


O propósito deste ensaio é trazer à tona a discussão seletiva, e não compreensiva, sobre a teoria da criação do conhecimento científico de Ludwik Fleck. Para a reflexão, somente um dos vários conceitos apresentados na obra de Fleck, que é o conceito de coletivo de pensamento, foi selecionado, em razão de ser possível correlacioná-lo ao contexto da criação do conhecimento organizacional, considerando o conhecimento como fruto de um condicionamento social. O estudo foi feito por meio de ensaio teórico, numa perspectiva de reflexão e interpretação, sem, contudo, esgotar o tema. Os resultados permitem verificar como a epistemologia de Fleck colabora para a compreensão da criação do conhecimento e da relação da organização como o lugar e tempo em que, através do condicionamento social, o processo de conhecimento acontece

Palavras-chave


Fleck. Coletivo de pensamento. Conhecimento organizacional. Criação do conhecimento organizacional.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, C. A. A. A ciência como forma de conhecimento. Ciências & cognição, v. 8, p. 127-142, 2006.

DAVENPORT, T. H., PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

FLECK, L. Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico. Tradução de Georg Otte e Mariana Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

KRETZER, J.; MENEZES, E. A. A importância da visão baseada em recursos na explicação da vantagem competitiva. Revista de Economia Mackenzie, v. 4, n. 4, 2006.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 9. Ed. São Paulo: Atlas, 2021.

NAKANO, D. N.; FLEURY, A. C. C. Conhecimento Organizacional: uma revisão conceitual de modelos e quadros de referências. Produto & Produção, v. 8, n. 2, 2005.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação do Conhecimento na Empresa: Como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997.

PENROSE, E. The Theory of the Growth of the Firm: With a New Introduction by Christos N. Pitelis. 4. Ed. New York: Oxford University Press, 2009.

RIBEIRO, R. V. Teorias da Administração. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2007.

VON KROGH, G.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação de conhecimento: reinventando a empresa com o poder da inovação contínua. Rio de Janeiro: Campus, 2001.