ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: O MÉTODO PAULO FREIRE E O MOBRAL

Sonia Aparecida Pires, Felipe Augusto Fernandes Borges

Resumo


O presente trabalho pretende discutir de forma sucinta a historicidade da educação de jovens e adultos no Brasil. São feitas reflexões sobre iniciativas voltadas para essa modalidade, bem como para compreender o método utilizado por Paulo Freire e sua contribuição para a alfabetização de adultos. Foram feitas, ainda, reflexões sobre a influência do MOBRAL no processo de ensino aprendizagem de jovens e adultos, além de problematizar a respeito de seus objetivos e resultados. Na primeira parte do trabalho apresentamos a justificativa, objetivos e metodologia adotada para a elaboração deste. Em seguida desenvolvemos a parte da pesquisa bibliográfica, que foi fundamentada em vários autores que discutem o tema, em que apresentamos teorias e pensamentos descritos em obras de escritores renomados da educação brasileira. Esta pesquisa serve como forma de conhecimento e aprimoramento de como surgiram, se desenvolveram e de como eram vistas pelas autoridades públicas o ensino de adultos no Brasil.


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; Alfabetização; Paulo Freire; MOBRAL.

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