PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA TÉCNICA NO SERTÃO DA PARAÍBA: Uma Intervenção Pedagógica Interdisciplinar sobre o Ensino da Educação Ambiental

Geymeesson Brito da Silva, Ivana Maria Medeiros de Lima, Francisca Rozangela Lopes de Sousa, Mary Dayane Souza Silva

Resumo


O presente estudo buscou analisar a percepção ambiental dos professores de uma Escola Técnica no Sertão da Paraíba sobre o ensino da educação ambiental. Nessa perspectiva, o estudo trata-se de uma intervenção pedagógica interdisciplinar desenvolvida para dois Eixos Tecnológicos: (1) Produção Cultural e Design e (2) Gestão e Negócios, contemplando os cursos técnicos em Design de Calçados e Vendas, respectivamente. Os cursos técnicos ofertados na escola técnica em análise. Trata-se de um estudo de caso com 20 professores do ensino médio regular e do ensino técnico da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, que fica localizada na cidade de Patos, no Sertão do Estado da Paraíba. Os resultados da pesquisa demonstram relevância na temática abordada, pois se observou a percepção dos professores sobre o ensino da educação ambiental e como o tema vem sendo explorado, de forma interdisciplinar, no contexto escolar e no currículo escolar da unidade de ensino. Para isso, é necessário o envolvimento de diversos protagonistas, envolvendo toda a comunidade escolar (alunos, professores e gestores), mas especialmente os professores, que possuem um importante papel na inserção da educação ambiental no contexto escolar.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Ensino Médio; Ensino Técnico.

Texto completo:

PDF

Referências


AQUINO, J. G.; SAYÃO, R. Em defesa da escola. São Paulo: Papirus, 2004.

BARCELOS, V. Educação Ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. In: Coleção Educação Ambiental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BRASIL. Lei Federal n° 6.938/198, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 1981.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 1996.

BRASIL. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 1999.

EFFTING, T. R. Educação Ambiental nas Escolas Públicas: realidade e desafios. Monografia (Pós-graduação em “Latu Sensu” Planejamento Para o Desenvolvimento Sustentável). Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Oeste, 2007.

FERREIRA, J. E.; PEREIRA, S. G.; BORGES, D. C. S. A Importância da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. RBEC. Revista Brasileira de Educação e Cultura, n. 7, p. 104-119, 2013.

FRAGOSO, E.; NASCIMENTO, E. C. M. A Educação Ambiental no Ensino e na Prática Escolar da Escola Estadual Cândido Mariano – Aquidauana/MS. Ambiente & Educação, v. 23, n. 1, 2018.

HAIR-JÚNIOR, J. F.; CELSI, M. W.; ORTINAU, D. J.; BUSH, R. P. Fundamentos de Pesquisa de Marketing. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

JACOBI, P. R. Educação Ambiental: O desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, 2005.

LAMOSA, R. A. C.; LOUREIRO, C. F. B. A educação ambiental e as políticas educacionais: um estudo nas escolas públicas de Teresópolis (RJ). Educação e Pesquisa, v. 37, n. 2, p. 279-292, 2011.

LARRINAGA-VILLARREAL, Oscar. Is it desirable, necessary and possible to perform research using case studies? Cuadernos de Gestión, v. 17 n. 1, p. 147-172, 2017.

LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives in Psychology, 140, p. 1-55, 1932.

LIMA, J. E. S.; ALENCASTRO, M S. C. Educação Ambiental: breves considerações epistemológicas. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, v. 8, n. 4, p. 20-50, 2015.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MARTINS-JÚNIOR, J. Como Escrever Trabalhos de Conclusão de Curso: Instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

NARCIZO, K R. S. Uma análise sobre a importância de trabalhar educação ambiental nas escolas. REMEA. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 22, 2009.

OLIVEIRA, C. K.; SAHEB, D.; RODRIGUES, D. G. A Educação Ambiental e a Prática Pedagógica: um diálogo necessário. Educação (UFSM), v. 45, n. 1, p. 25-1-26, 2020.

OLIVEIRA, M. A. N. (Re)pensando a formação de professores em Educação Ambiental. Revista Monografias Ambientais, v. 14, p. 08-16, 2015.

PEQUENO, M. G. C. Políticas de formação docente em Educação Ambiental no contexto da Educação Básica: por uma pedagogia do cuidado. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.

POLLI, A.; SIGNORINI, T. A inserção da educação ambiental na prática pedagógica. Ambiente & Educação, v. 17, n. 2, p. 93-101, 2012.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PATOS. Lei n° 3486, de 09 de maio de 2006. Institui o Código de Meio Ambiente do Município de Patos e dispõe sobre o Sistema Municipal de Meio Ambiente – SISMMA. Disponível em: https://c-mara-municipal-do-patos.jusbrasil.com.br/legislacao/242955/lei-3486-06 Acesso em: 03 mar. 2022.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Universidade Feevale. Novo Hamburgo: Rio Grande do Sul, 2013.

RODRIGUES, I. O. F.; FREIXO, A. A. Representações e práticas de educação ambiental em uma escola pública do município de Feira de Santana (BA): subsídios para a ambientalização do currículo escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental. Brasília, v. 4, p. 99-106, 2009.

RODRIGUES, W. D. S.; SOUSA, F. R. L.; SILVA, M. D. S.; FRADE, C. M.; SOARES, A. F. Educação Ambiental e Sustentabilidade no Ensino Superior: A necessidade dessa temática na Grade Curricular para a Formação do Administrador. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, v. 1, n. 138, 2018.

ROOS, A.; BECKER, E. L. S. Educação Ambiental e Sustentabilidade. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 5, n. 5, p. 857-866, 2012.

SATO, M. Para quem servirá Jo’Burg 2002? In: Conferência Latinoamericana sobre Meio Ambiente, Belo Horizonte, MG, 2004.

SILVA, É. L.; SOUSA, F. R. L.; FRADE, C. M.; SILVA, G. B.; PESSOA, M. F.; SILVA, M. D. S.; MELO, C. X. Educação Ambiental: um estudo com alunos e professores de duas escolas públicas municipais. Revista Semana Acadêmica, v. 1, n. 179, 2019.

SILVA, G. B.; MARACAJÁ, K. F. B. A educação ambiental e a educação turística no ensino fundamental na Escola Estadual Quintino Bocaiúva e Escola Municipal Professora Palmira Barbosa em Santa Cruz (RN). Caderno Virtual de Turismo, v. 12, n. 3, 2012.

SILVA, G. B.; TABOSA, W. A. F. Percepção Ambiental dos alunos do Ensino Médio Técnico: Um estudo nas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas em Patos-PB. In: XXIII ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente. São Paulo, 2021.

SOARES, M. B.; FRENEDOZO, R. C. Sequência Didática para Inserção da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Revista Triângulo, v. 11, n. 1, p. 196-211, 2018.

UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Congresso Internacional UNESCO/PNUMA sobre la educacion y la Formacion Ambientales, Moscou. In: Educação Ambiental, Situação Espanhola e Estratégia Internacional. DGMA-MOPU, Madrid, 1987.