JORNADAS DE APRENDIZAGEM, INDÚSTRIA E SUSTENTABILIDADE: O CASE CAMPUS DA INDÚSTRIA

Claudia Vera Jankowski, Luciane de Fátima Chyczy

Resumo


A parceria entre Ensino Superior e a Indústria se faz mais presente atualmente, tendo em vista o incentivo desta relação por meio da Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI e do Marco Regulatório da Inovação. Esta aproximação se reflete em uma formação profissional alinhada com as demandas do mercado e com a produção de conhecimentos, contribuindo para a melhoria das condições econômica e social da região. Há muitas formas de se estabelecer esta parceria, uma delas é por meio das Jornadas de Aprendizagem, onde os estudantes de graduação buscam soluções para os problemas da indústria/empresas, tendo em vista além da resolução, o incentivo às ações de sustentabilidade por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) associados aos projetos desenvolvidos no meio acadêmico. O objetivo deste artigo é apresentar o Campus da Indústria como um case, onde as Jornadas de Aprendizagem são realizadas sob esta premissa de cooperação entre ensino superior e mercado, com vistas a sustentabilidade, resultando no fortalecimento e no sucesso da parceria formação acadêmica e indústria. Devido as Jornadas de Aprendizagem terem sido implementadas recentemente e os resultados ainda estarem em processo de consolidação, utilizou-se para este trabalho a pesquisa exploratória focada em um estudo de caso.


Palavras-chave


Jornadas de Aprendizagem; Sustentabilidade; Parceria Academia-Indústria; Formação Profissional

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