FATORES DE MORTALIDADE DE STARTUPS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO PERÍODO 2010-2020

Alexandre Farias Albuquerque, Lorena Barbosa Portela de Moura, Geovane Rodrigues Bonfim

Resumo


O objetivo da pesquisa é identificar os fatores que contribuem para a mortalidade de startups, pois a partir da sua identificação e análise, será possível reduzir os riscos e auxiliar os gestores na sobrevivência dessa categoria de empresas. De forma geral, os fatores que levam uma empresa à mortalidade ou sucesso são relacionados ao dirigente, à empresa e ao ambiente (ALBUQUERQUE et. al., 2016). Dos 17 (dezessete) fatores encontrados na pesquisa, os mais citados por categoria foram: aceitação do produto, acesso a financiamento e alta carga tributária (3 citações) na categoria ambiente, características individuais (5 citações) na categoria dirigente e fatores relacionados às áreas funcionais (7 citações) na categoria empresa. Foi possível identificar por meio da análise comparativa, alguns fatores semelhantes que contribuem para a mortalidade/sucesso de startups e empresas tradicionais, apesar das características distintas entre elas. Conclui-se que nenhum fator isoladamente determina o fracasso ou sucesso de uma startup, os fatores são interdependentes. Como também que o tema é novo e não tem sido pesquisado de forma linear, uma vez, a pesquisa no tema só se tornou recorrente a partir de 2015 e em 2017 não foi encontrada nenhuma publicação nas duas plataformas pesquisadas pelos autores.

Palavras-chave


Startups; mortalidade; sucesso.

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