VIABILIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA SEMAFÓRICO EM UM CRUZAMENTO NO GRANDE ROSA ELZE EM SÃO CRISTÓVÃO/SE

Jocimar Coutinho Rodrigues Junior, Bárbara de Santana Nogueira, Juliane Apolinário da Silva

Resumo


A partir do crescimento urbano acelerado de grande parte dos municípios brasileiros, se ocasionou o aumento do fluxo de veículos, bem como a necessidade de usufruir de espaços públicos para realizar o deslocamento entre determinados pontos da cidade. Assim, tornou-se relevante estudos acerca do planejamento viário, que supram a necessidade da população em relação a mobilidade e deslocamento. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo realizar averiguar a viabilidade de implementação de sistema semafórico em um cruzamento do Grande Rosa Elze, no município de São Cristóvão, estado de Sergipe. Para isso, o estudo em questão teve como base o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito Volume V – Sinalização Semafórica (CONTRAN, 2014), que apresenta os critérios de implementação de semáforos, bem como os procedimentos que devem ser efetuados. Neste sentido, foram obtidos dados que apontam positivamente para a implantação semafórica no cruzamento em questão, visando melhorar a fluidez do tráfego e a segurança da população.

Palavras-chave


qualidade do tráfego; controle do tráfego; sinalização.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos. PlanMob. Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade Urbana. Secretaria Nacional dos Transportes e da Mobilidade – SeMob. Ministério das Cidades, 2015.

BEYER, M. A. Estudo de viabilidade técnica para Implantação semafórica no município de Campo Mourão. 98 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) – Programa de Graduação em Engenharia Civil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Campo Mourão, 2016.

CONTRAN. Volume V – Sinalização Semafórica. Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito. DENATRAN, Ministério das Cidades, 2014.

DNIT – Departamento Nacional de Trânsito. Manual de conservação rodoviária. 2ª edição, Rio de Janeiro: 2005.

LEITE, J. G. M. Engenharia de Tráfego: métodos de pesquisa, características de tráfego, interseções e sinais luminosos. São Paulo: CET, 1980.

LUZA, L. A.; ROLDO, L. Z. Estudo para melhoria de tráfego do cruzamento das ruas Guarani e Nereu ramos na cidade de Pato Branco-PR através de análise de implantação semafórica. Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Departamento Acadêmico de Construção Civil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco, 2013.

PINTO, A. B.; DÍOGENES, M. C.; LINDAU, L. A. Quantificação dos impactos de polos geradores de tráfego. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – PPGEP, 2003.

SÃO CRISTÓVÃO. Lei nº 218 de 23 de outubro de 2014. Aprova o Plano Municipal de Saneamento Básico nos eixos Abastecimento de Água Potável e Tratamento de Esgoto, e dá outras providências. São Cristóvão. 23 out. 2014.

SILVA, S. F.; BARBOSA, K. M.; BITTENCOURT, V. S. A. Análise de viabilidade de implantação de sinalização semafórica em um cruzamento no bairro Petrópolis –Manaus/AM. Revista Técnico-Científica do CREA-PR. ISSN 2358-5420 – edição especial - agosto de 2016 – p. 1-6. ISSN 2358-5420. Disponível em: http://creaprw16.crea-pr.org.br/revista/Sistema/index.php/revista/article/view/177/77.

SIMÕES, F.; SIMÕES, E. Sistema Viário e Trânsito Urbano. Série de Cadernos Técnicos da Agenda Parlamentar – CREA-PR, 2016.

SPIGOLON, L. M. G. Semáforo: grupo focal convencional x grupo focal com informação do tempo do verde/vermelho restante. 128p. Dissertação (Mestrado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. São Carlos, 2010.

VASCONCELLOS, E. A. Transporte e Meio Ambiente: Conceitos e informações para a análise de impactos. Editora Annablume, ed. 1. São Paulo: 2006.